Saussure e suas contribuições para a linguistica

Páginas: 10 (2364 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
Visão Geral da Lingüística Antes de Saussure
A Lingüística, definida hoje como o estudo cientifico da linguagem, é “um saber muito antigo” – e uma ciência muito jovem”, segundo o Prof.º Mattoso Câmara ir. define a lingüística como “o estudo científico e desinteressado fenômenos lingüísticos”.
Na verdade, a lingüística só foi adquirir status de ciência a partir do sec. XIX, pois até então o quehavia era o estudo assistemático e irregular dos fatos da linguagem de caráter puramente normativo ou prescritivo.
Antes de se definir a si própria, a lingüística passou por três fases:
1ª fase – Filosófica (gregos) – Esta fase iniciou-se com os gregos (povos cultos e inteligentes), tendo profundas reflexões em torno da origem da linguagem, os quais se destacaram dois filósofos: Platão (429– 347 a.C.) que achava que a língua era algo natural e Aristóteles (384 – 322 a.C) que acreditava que a língua era algo convencional surge daí os naturalistas e os convencionalistas, dando origem a duas correntes, os analogistas – língua sem exceções, cheias de regras e os anomalistas – línguas com exceções. Foi uma fase em que o ponto básico era “falar bem” e “escrever bem”.
2ª fase – Filológica– surge por volta do sec. II a. C. definindo-se com o estudo da tradução de textos. Os romanos copiaram a gramática dos gregos com algumas adaptações para o latim, sendo a fase mais extensa e sem grandes contribuições para o estudo da língua, se tornando uma fase limitada pelo fato de ater-se muito a língua escrita, deixando de lado a língua falada, contudo foi à fase que serviu de base para osurgimento da lingüística histórico-comparatista.
3ª fase – Histórico-comparatista – Nessa fase o foco era a ciência biológica e natural onde foi descoberto o sânscrito, revelando aí as relações de parentescos genéticos do latim, grego, persa e outros. A preocupação em saber como as línguas evoluem, marcou essa fase.
Franz Bopp (1791 – 1867) é considerado o fundador da linguística-comparatista,sendo o estudioso que mais aproveitou o conhecimento do sânscrito.
Ao lado do nome de Bopp surgiram vários outros neogramáticos que enfatizaram os estudos fonéticos, o qual pode citar Jacob Grim que foi o primeiro a escrever uma gramática comparada das línguas Germânicas: Deutsche Grammatik, sendo considerado o pai do que mais tarde se chamariam “Leis Fonéticas”.
Em síntese, podemos esquematizaro quadro dos estudos lingüísticos no séc. XIX da seguinte forma:
- fase naturalista (1810-1890) – preocupação com a história interna da língua.
- fase culturalista (1890-1930) – preocupação com fatores externos, condicionadores da língua (= histórico – cultural).

A Lingüística Pré-Saussuriana
- Ferdinand de Saussure (1857 – 1913)
Anterior a Saussure podemos considerar as palavras deAndré Martinet que tem o seguinte conceito sobre a lingüística, ou seja, ele diz que a lingüística não é como gramática prescritiva, mais sim como caráter descritivo.
Ferdinand de Saussure nasceu em 26 de novembro de 1857 em Genebra – Suíça, por incentivo de um amigo da família e filólogo, Adolphe Pictet, deu inicio aos seus estudos lingüísticos.
A época em que Saussure recebeu sua formaçãoacadêmica, o Comparativismo indo-europeu dominava os estudos lingüísticos, sendo uma fase decisiva cujos pontos importantes se constituíram no principal legado do século XIX ao século XX.
Quando viveu em Leipzz e Berlim (1876-1878) foi que teve muito contato com a lingüística comparatista e que recebeu sólido embasamento e decisiva influência.
Após sua tese de doutorado, Saussure publicou algunsartigos sobre a gramática comparada, mais infelizmente nada mais nos deixou em vida.
Foi em 1916, três anos após sua morte, dois de seus alunos, dos três cursos de lingüística geral que ministrara de 1906 a 1911, compilaram todas as informações que tinham aprendido e editaram o livro chamado Curso de Lingüística Geral (CLG). Trata-se de uma obra póstuma e inacabada, sendo feita por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguística
  • Linguistica Saussure
  • Saussure e a Linguística
  • Lingüística
  • A Linguistica Antes De Saussure
  • A Língua Segundo Saussure
  • LINGUISTICA NA VISÃO DE CHOMSKY E SAUSSURE
  • Contribuições da linguística ao ensino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!