sauhus

1923 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

A chamada Síndrome de Alienação Parental (SAP), também conhecida pela sigla em inglês PAS é um termo marcado por Richard A. Gardner, no início de 1980 para se referir ao que ele descreve como um distúrbio. Uma criança, cria um sentimento de aceitação a um dos pais sem qualquer justificativa, devido a vários fatores, incluindo O conceito de um dos pais tentar separar a criança do outro progenitor como um castigo por um divórcio e as tentativas da própria criança denegrir um dos pais. Gardner introduziu o termo em um documento de 1985, descrevendo um conjunto de sintomas que tinha observado durante o início de 1980.
Para a compreensão da Alienação Parental é necessário, além do esclarecimento e de seu conceito, a identificação dos agentes ativos e passivos.Com isso, o genitor aqui poderá ser a mãe ou o pai, que, para melhor compreensão, serão apontados na condição de guardião e/ou alienador, ou seja, aquele que detém a guarda do filho; e para genitor e/ou alienado, ou seja, aquele que é vítima da alienação. Cabe ressaltar que o filho é também identificado como alienado, sendo a maior e principal vítima da Alienação Parental.
A Alienação Parental é mais uma grande doença que contribui na difusão da família, fazendo parte do dia-dia dos profissionais que operam a justiça da Família, da Infância e da Juventude. Afinal, disputas de família, inscritos em histórias particulares, mobilizam normalmente grandes emoções. Os processos de ruptura são frequentemente muito dolorosos, estragando as relações de modo intenso.

1. ALIENAÇÃO PARENTAL

A importância de se falar sobre o assunto, expô-lo ao grande público ajuda a trazer alguma racionalidade sobre um comportamento tão pouco debatido até alguns anos atrás, quando pais e filhos eram afastados e não se percebia, nitidamente, a participação do genitor guardião nesse esgarçamento de vínculos tão importantes.

A alienação parental pode ser enxergada nas situações onde a mãe

Relacionados