SAUDEB DO YTRABALHADOR

4257 palavras 18 páginas
destacamos a força em nível da formação de psicólogos e administradores, de uma Psicologia voltada - em primeira e última instância - para a otimização das organizações. Assim, evidencia-se a prática de profissionais que desconhecem ou então, deliberadamente, furtam-se de se filiar a uma prática centrada no trabalhador que ainda não encontra guarida em vários âmbitos, sobretudo o empresarial. Uma segunda razão parece decorrer da primeira; ou seja, no universo simbólico desse mesmo âmbito empresarial, não raras vezes desqualifica-se a prática que se volta em primeira e última instância para o trabalhador devido à distorção ético-epistemológica de que o eixo da prática profissional em Psicologia deve ser a empresa e não o trabalho.
A respeito dessa distorção, Lima (1998b) adverte que na própria formação do (a) psicólogo (a) está ausente uma discussão consistente sobre o lugar do trabalho na Psicologia, revelando o quanto o mesmo ainda não é percebido como categoria fundamental na compreensão do ser humano. Como decorrência, sustenta a autora, dificulta-se o estabelecimento de bases metodológicas para se abordar as formas de articulação entre saúde mental e trabalho.
Já Dejours (1999) discute a questão relativa às práticas discursivas do neoliberalismo dizendo que:
Hoje, afora seu objetivo principal – o lucro - o que caracteriza uma empresa não é mais a produção, não é mais o trabalho. O que a caracteriza é sua organização, sua gestão, seu gerenciamento. Propõe-se, assim, um deslocamento qualitativamente essencial. O tema da organização (da empresa) substitui-se ao tema do trabalho (...) (p.41)O autor esclarece também, que o objetivo principal, então, não é mais promover a direção e a gestão, mas desqualificar as preocupações com o trabalho, tanto no plano econômico, quanto nos planos social e psicológico. Tal desqualificação encontra-se estreitamente vinculada à indiferença pelo sofrimento psíquico dos que trabalham, abrindo caminho à falta de reação coletiva

Relacionados