saude

864 palavras 4 páginas
5179695-793750Educação física
14/15 Penacova
Módulo 15 – Atividade Física / Contextos e Saúde II
(Adaptações do organismo antes, durante e após o exercício físico)
224564117139985524516287751341755342265
Trabalho realizado:
João Pedro Cruz Branco nº11 3º ano

Índice:
Introdução------ página 3
Aquecimento, Frequência respiratória, Frequência cardíaca, Fadiga, Recuperação----- página 4 e 5
Conclusão----- página 7
Bibliografia----- página 7
Introdução
O exercício físico requer uma certa atenção e precauções que devemos tomar, cuidados a ter e o melhoramento da atividade do corpo durante o exercício físico. Neste trabalho pretendo mostrar alguns cuidados e o que acontece após e antes o exercício físico.
Aquecimento, Frequência respiratória, Frequência cardíaca, Fadiga, Recuperação
É uma técnica normalmente praticada antes de atividades desportivas ou de exercícios físicos. Consiste em aumentar gradualmente a intensidade da atividade física, incrementando também a temperatura corporal.
O principal objetivo do aquecimento é preparar o organismo para o esforço, seja em treinamento, na competição ou no lazer. Ele têm como obter o estado ideal psíquico e físico, a preparação para os movimentos e principalmente prevenir as lesões.
Existem dois tipos de aquecimento: o geral e o específico. O aquecimento geral deve possibilitar um funcionamento ativo do organismo. Para isso devemos fazer exercícios que utilizam de grandes grupos musculares. Correr é um bom exemplo.
Já o aquecimento específico utiliza exercícios específicos para uma determinada modalidade. Aqui, os exercícios devem utilizar a musculatura exigida no desporto que será feito em seguida. Nota-se que o aquecimento específico deve ser feito após o aquecimento geral. Os principais objetivos fisiológicos do aquecimento geral são: obter um aumento da temperatura corporal, da temperatura da musculatura e preparação do sistema cardiovascular e pulmonar para a atividade e o desempenho.
Devemos

Relacionados