saude

Páginas: 12 (2976 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013
HOSPITAL

A realidade hospitalar brasileira do momento se apresenta com péssimas perspectivas. O atual sistema de saúde não atende a nossa realidade, onde o macro ambiente hospitalar é composto de órgãos que se preocupam apenas com os aspectos próprios e não se interessam pela saúde do povo e, menos ainda, por aqueles que prestam serviços médicos hospitalares. O hospital representa a própriavida no seu curso natural, nascemos e morremos amparados por um hospital.
A história do hospital começa a ser contada a partir de Cristo. Com a filosofia cristã de «amar ao próximo como a ti mesmo», surgiu na Itália (Roma), a primeira entidade assistencial, por volta do ano 360 da Era Cristã.
Coube ao Brasil a fundação do primeiro hospital na América do Sul, na cidade de Santos no ano de 1543,por Brás Cubas, surgindo-se assim a tradicional Santa Casa de Misericórdia de Santos.
O vocábulo latino "hospes", que significa hóspede, deu origem a "hospitium" palavras que designava o local onde se abrigavam, na antiguidade, além dos enfermos, viajantes e peregrinos.
O QUE É UM HOSPITAL?
O governo federal, pelo Decreto no 37.773, de 18/08/1955, publicado no Diário Oficial da União de22/08/1955, criou uma comissão para elaborar anteprojeto da lei orgânica da assistência médico-hospitalar, que lançou o seguinte conceito: «Hospital é a instituição destinada a internar, para diagnóstico e tratamento, pessoas que necessitam de assistência médica e cuidados constantes de enfermagem».
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS): «O Hospital é um elemento de organização de caractermédico-social, cuja função consiste em assegurar assistência médica completa, curativa e preventiva a determinada população e cujos serviços externos se irradiam até a célula familiar considerada em seu meio: é um centro de medicina e de pesquisa bio-social».
Um hospital consiste em um edifício, ou grupo de edifícios, áreas livres, equipamentos, pessoas especializadas e pacientes. Os hospitais têmquatro funções distintas: atender os doentes, promover a educação profissional, conduzir a pesquisa e exercer medicina preventiva.
Para se planejar um hospital, antes temos que estabelecer alguns conceitos, isto é, identificar claramente quais são suas funções básicas e como se classifica, segundo os padrões de construção e as características das instalações de serviços de saúde oferecidas.CLASSIFICAÇÃO DOS HOSPITAIS
QUANTO A NATUREZA DA ASSISTÊNCIA:
o Geral: Destinado a receber doentes de várias especialidades, tanto clínicas quanto cirúrgicas, podendo ser limitados a grupos etários (como os infantis ou geriátricos) ou grupos da comunidade (militar), ou ainda apresentar uma finalidade específica (hospital de ensino);
o Especializados: Atendimento especializado em uma determinadaárea. Aqueles que se destinam a receber portadores de doenças específicas ou predominantes; p. ex. tuberculose, cardiopatias, câncer, HIV, doença mental, etc.
QUANTO À ADMINISTRAÇÃO, PROPRIEDADE OU ENTIDADE MANTENEDOURA, ANTENÇÃO E CONTROLE, PODE SER:
o PÚBLICO - administrado por entidade governamental municipal (municípios), estadual (Saúde Pública e Universidades) ou federal (Forças Armadas,Assistência Pública e Universidades), mantidos por verbas federais, estaduais e/ou municipais.
o PARTICULAR - pertencente à pessoa jurídica de direito privado.
QUANTO AO OBJETIVO FINANCEIRO, PODE SER CLASSIFICADO COMO:
o NÃO LUCRATIVO: seus gestores não recebem remuneração ou benefícios, não visa ao lucro, mas se houver, reverte-o em projetos, manutenção e desenvolvimento; no caso de extinção,seu patrimônio é doado à outra instituição de mesmo objetivo social;
o FILANTRÓPICO: entidade particular e não lucrativa, que destina uma percentagem de seus rendimentos para assistência gratuita a pacientes sem recursos ou cobertura de saúde (20% da renda bruta para o atendimento gratuito às pessoas carentes; 60% dos seus leitos destinados as SUS; Membros da diretoria sem gratificação).
o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saude
  • Saude
  • Saude
  • saude
  • Saúde
  • Saude
  • saude
  • saude

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!