Saude é uma nessesidade humana

549 palavras 3 páginas
Tenho certeza de que você é capaz de fazer uma dissertação sem precisar da ajuda dos outros. Mas conversar é sempre bom. Quem sabe aparece alguma idéia boa. Então vamos lá.
Saúde é uma necessidade humana desde que gente é gente. Imagine as pessoas que moravam no Brasil antes da chegada dos portugueses. Os Tupy-Guaranys. Eles não tinham a fartura de alimentos que nós hoje encontramos no supermercado; não havia médicos e hospitais como hoje temos; eles não tinham roupas para se proteger do frio e nem um telhado para se proteger da chuva. Eles mal conseguiam fazer fogo para preparar as comidas. Era uma vida bem rústica e a gente chega a pensar que eram pessoas de pouca saúde, sujas. E no entanto eles viveram nestas regiões durante uns seis mil anos e só deixaram de ser uma nação quando os portugueses chegaram. Não é interessante? Um povo viver durante seis mil anos, no mato, sem remédios, com pouca comida. É de pensar se eles não tinham mais saúde do que a maioria das pessoas brasileiras de hoje.
Dá para concluir que saúde não é só remédio. É prevenção de males. E a nossa sociedade atual não e´muito inteligente nisso. Veja a quantidade de anúncios de bebidas alcoólicas, cigarros, alimentos de má qualidade e tudo mais. Parece uma tribo que está querendo se matar. Ao mesmo tempo que os hábitos das pessoas vão piorando, os males vão aparecendo e uma outra indústria aparece: a dos remédios. É um ciclo vicioso: abaixa a qualidade de vida - aumentam os males - recorre-se a remédios que pioram a qualidade vida e por afora.
Um fato alarmante, mas interessante, é o ciclo amamentação-tabagismo-doença-indústria farmacêutica.
Pesquisas têm demonstrado que crianças que não foram amamentadas tem enormes chances de se tornarem fumantes. Os fumantes, por sua vez, têm enormes chances de se tornarem doentes. Vejamos este ciclo, agora, sob o ponto de vista econômico. Uma empresa fabrica leite em pó, papinha para bebê, mamadeira, bico e tudo mais. Ela têm, evidentemente, grande

Relacionados

  • coisas da ciencia
    60511 palavras | 243 páginas