Saude e segurança no trabalho

Páginas: 21 (5025 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
http://www.ilo.org/
I. Introdução
Em que consistem a saúde e a segurança no trabalho?
A saúde e a segurança no trabalho consistem numa disciplina de âmbito alargado, que envolve muitas áreas de especialização. Num sentido mais abrangente, deverá ter os seguintes objectivos:
♦ A promoção e a manutenção dos mais elevados níveis de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores de todosos sectores de actividade.;
♦ A prevenção para os trabalhadores de efeitos adversos para a saúde decorrentes das suas condições de trabalho;
♦ A protecção dos trabalhadores no seu emprego perante os riscos resultantes de condições prejudiciais à saúde;
♦ A colocação e a manutenção de trabalhadores num ambiente de trabalho ajustado às suas necessidades físicas e mentais;
♦ A adaptaçãodo trabalho ao homem .
Por outras palavras, a saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estarsocial, mental e físico dos trabalhadores, ou seja, da “pessoa no seu todo”.
Para serem bem sucedidas, as medidas de saúde e de segurança no trabalho,exigem a colaboração e a participação tanto de empregadores como dos trabalhadores nos programas de saúde e segurança, obrigando a equacionarquestões relacionadas com a medicina do trabalho, a higiene no trabalho, a toxicologia, a educação,a formação, a engenharia de segurança, a ergonomia, a psicologia, etc.
As questões relacionadas com a saúde no trabalho têm sido objecto de menor atenção do que as questões relacionadas com a segurança no trabalho, porque as primeiras são geralmente mais difíceis quer na sua identificação,, na dificuldadeda elaboração do seu diagnóstico, e no estabelecimento da relação de causa a efeito . No entanto, quando abordamos o tema da saúde, abordamos igualmente o da segurança, pois um ambiente saudável é, por definição, também um local de trabalho seguro. No entanto, o inverso pode não ser verdade – um local de trabalho considerado seguro não é necessariamente um local de trabalho saudável. O importanteé frisar que as questões da saúde e da segurança devem ser identificadas em todos os locais de trabalho. De modo geral, a definição de saúde e de segurança no trabalho engloba quer a saúde, quer a segurança, nos seus contextos mais alargados.
Condições de trabalho deficientes afectam a saúde e a segurança do trabalhador
♦ Qualquer tipo de condição de trabalho deficiente tem como consequênciao poder afectar a saúde e a segurança de um trabalhador.
♦ As condições de trabalho perigosas ou prejudiciais à saúde não se limitam às fábricas – podem ser encontradas em qualquer local, quer o local de trabalho se situe no interior ou no exterior. Para muitos trabalhadores, como ostrabalhadores agrícolas ou mineiros, o local de trabalho situa-se no “exterior”, podendo representar diversosperigos para a saúde e segurança.
♦ As condições deficientes podem igualmente afectar o ambiente onde os trabalhadores vivem, uma vez que o ambiente de trabalho e de vida são muitas vezes o mesmo para diversos trabalhadores. Tal significa que os perigos consequência de condições de trabalho não seguras e saúdaveis, podem ter consequências graves para os trabalhadores, para as suas famílias e paraoutras pessoas da comunidade, bem como para o ambiente físico que envolve o local de trabalho. Um exemplo clássico consiste na utilização de pesticidas no trabalho agrícola. Os trabalhadores podem ser expostos a produtos químicos tóxicos através das diversas formas incorrectas de aplicação dos pesticidas:, podem inalar os produtos químicos durante e após a sua aplicação, esses produtos podem serabsorvidos através da pele, e os trabalhadores podem inclusivamente ingeri-los,,caso comam, bebam ou fumem, sem lavar previamente as mãos, ou caso ingiram água contaminada . As famílias dos trabalhadores podem, também, ser expostas por diversas formas: inalar os pesticidas que se mantenham no ar, podem ingerir água contaminada, ou ser expostas a resíduos existentes no vestuário do trabalhador....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de saude e segurança do trabalho
  • Trabalho de Saúde e Segurança do Trabalho
  • Higiene e segurança no segurança e saúde no trabalho
  • SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE
  • Saude e segurança do trabalho
  • Segurança e saude no trabalho
  • Saude e segurança do trabalho
  • Segurança e saúde do trabalho na aquicultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!