Saude e religiao

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Saúde e Religião através dos tempos!

Para os homens primitivos, tudo o que acontecia era explicado a partir de um pensamento mágico, religioso e sobrenatural. Se alguém morresse, por exemplo, seja qual fosse a causa, era devido a vontade dos deuses.

Observa-se, por exemplo, que na época de Hipócrates, este considerava que as doenças eram originadas por desequilíbrios existentes entre asforças da natureza que estão dentro e fora da pessoa, afastando a medicina das causas sobrenaturais. A condição em que o indivíduo se encontrava era resultado da harmonia ou da desarmonia existente entre os humores corporais e também da relação que esse tinha com o mundo em que estava incluído. Foi também a primeira vez na história em que a relação médico-paciente foi concebida como exercendoinfluência na recuperação do doente.

Na Idade Média, há o retorno do pensamento religioso, principalmente pela influência da Igreja Católica. A fé e a religiosidade eram importantes na cura das doenças vistas como forma de punição pelos pecados. Esse período da história sofreu muito com a grande incidência das pestes e das epidemias devido à falta de higiene e de saneamento. 

Posteriormente, asaúde e a doença do homem foram comparadas ao funcionamento ou não de uma máquina, onde órgãos são como peças, e para a manutenção da saúde basta concertá-las ou repô-las. Ou seja, a visão dessa época era materialista, não existia a influência de mais nada além do que era comprovado fisicamente. 
Novamente, com a primeira revolução da saúde, houveram modificações de pensamento, passando para aaceitação da teoria do germe e na existência da preocupação com a prevenção da doença. Na segunda revolução a preocupação está com a saúde e não com a doença. Essas estão relacionadas com o comportamento do indivíduo, sendo que mantendo-se hábitos considerados saudáveis poderia reduzir-se consideravelmente a mortalidade , surgindo, então a noção de estilo de vida. 
Mas será que ainda hoje asimplicações e dogmas da religião implicam na saúde dos indivíduos? Ou depois de tantos avanços, a medicina é considerada a verdade única e absoluta?

Fiel tem direito de recusar transfusão de sangue
 A religião não recomenda o tratamento, mesmo quando há risco de morte do paciente, por entender que a transfusão de sangue é proibida pela lei divina.
O diretor Jurídico da Universidade do Estado do Rio deJaneiro, Maurício Mota, pediu parecer normativo à PGE. O advogado entende que o estado não pode impor procedimento médico recusado pelo paciente. “Em nome do direito à saúde ou do direito à vida, o Poder Público não pode destituir o indivíduo de uma liberdade básica, por ele compreendida como expressão de sua dignidade.”
Já o procurador-chefe Flávio de Araújo Willeman, que também foi consultado,tem entendimento contrário. Para ele, não é aceitável que uma pessoa “sob o fundamento de professar crença religiosa, dentro de um hospital (público ou privado) [possa] impedir o médico de cumprir com sua histórica missão de salvar vidas”. O constitucionalista ressalta que a dignidade da pessoa humana está ligada à autonomia do indivíduo e expressa a liberdade de cada cidadão de fazer suas escolhasexistenciais e assumir a responsabilidade delas. “Na Constituição brasileira, é possível afirmar a predominância da ideia de dignidade como autonomia, o que significa dizer que, como regra, devem prevalecer as escolhas individuais.”
Entendimento contrário
Em fevereiro de 2009, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás conseguiu autorização da Justiça para fazer transfusão desangue em um paciente da religião Testemunha de Jeová. Em liminar, o desembargador federal Fagundes de Deus, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, registrou que no confronto entre os princípios constitucionais do direito à vida e do direito à crença religiosa importa considerar que atitudes de repúdio ao direito à própria vida vão de encontro à ordem constitucional. Para exemplificar,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude e religião
  • Religião e saúde mental
  • saúde acima da religião
  • Religião versus profissionais da saúde
  • Questões sobre religião e saúde mental
  • religião
  • religiao
  • religiao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!