Saude e educacao

Páginas: 4 (776 palavras) Publicado: 12 de fevereiro de 2013
Este trabalho tem por finalidade apresentar à disciplina de Educação e Saúde, sob coordenação da sala ambiente pela Profª Drª Cláudia Andréa Garcia Simões, um mapa falante da comunidade local ondesitua-se a escola, em analise.


INTRODUÇÃO

A atividade consiste em, após a leitura do textos obrigatórios e complementares disponíveis na Unidade I da disciplina de Educação e Saúde, procuraridentificar os elementos que podem compor um mapa falante e elaborar um mapa da microrregião da escola, considerando a realidade local e cotidiano da mesma.

MAPA FALANTE

A Escola Municipal Ana MotaBraga situa-se na comunidade de São Sebastião no bairro de Petrópolis. Tendo como significado “cidade de pedra”, o bairro de Petrópolis conta com uma população estimada em 42. 610 habitantes (IBGE,2008). Localizado na Zona Sul da cidade de Manaus, o bairro de Petrópolis tem uma área territorial de 196.000 hectares e faz limites com os bairros de São Francisco, Cachoeirinha, Aleixo, Raiz, Japiim,Japiinlândia e Vale do Amanhecer.
A tradição oral vinda dos primeiros moradores do bairro de Petrópolis, muitos deles ainda vivos, bem como a recuperação de algum material histórico nos ajudou aescrever estas primeiras linhas e a reconstruir a história deste pedaço tão querido de Manaus.
Historicamente o Bairro foi criado em 24 de setembro 1951, mas seus primeiros moradores chegaram porvolta de 1945.
Proveniente do Ceará no ano de 1912, o coronel Alexandre Montoril foi o personagem que se ocupou do povoamento do bairro nos anos 50. Este, ao perceber que o relevo da áreaé constituído de terras altas e baixas com vasta vegetação de floresta, resolveu chamá-la de Petrópolis, por ver semelhança com a já conhecida cidade serrana do Rio de Janeiro. A responsabilidade dasterras era do Estado e de umas poucas famílias que praticamente se apossaram de grandes áreas no nascente Bairro.
Em se tratando da realidade socioeconômica, uma boa porcentagem dos moradores da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação em saude
  • Educação em Saude
  • Educação em Saúde
  • Educação em saude
  • Educação e saude
  • educação em saúde
  • EDUCAÇÃO E SAUDE
  • Educação em saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!