saude publica no brasil

Páginas: 7 (1693 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

















Ji-Paraná
2014


















PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO














Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL daUNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplina, Formação Social, Política e Econômia do Brasil. Antropologia, Acumulação Capitalista e Desigualdades Sociais.

Prof. Rosane Ap Belieiro Malvezzi, Giane Albiazzetti, Gleiton Luiz de Lima




Ji-Paraná
2014
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................03DESENVOLVIMENTO.........................................................................................04
CONSIDERAÇÕES FINAIS ...............................................................................05
REFERÊNCIAS....................................................................................................06




























INTRODUÇÃOSAÚDE PÚBLICA



A HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICANO BRASIL

No inicio da saúde pública no brasil eram praticamemte inexistente, no tempo existia um pajé que com suas invenções com ervas e canntos, e os boticários,Eram A única forma de saúde no brasil. para ter uma ideia n rio dde janeiro, uma cidade tão grande como essa hávia apenas quatro médicos, para ter uma ideia antes da cheggada até arepública só hávia duas cidades que proporcionaram Área cirurgica do rio de janeiro.

VEJÁ SÓ UMA ARQUITETURA DA REVOLTA DA VACINA


O Rio de Janeiro não tinha nenhum saneameto básica, e, assim várias doenças graves como variola,frebre amarela,e até a peste essas doenças se espalharam facilmente na cidade do rio de janeiro, por Ajúda do presidente ter nomeado o medico oswaldo cruz para combateressas doenças. o renomeado medico que a popúlação Achava que iria salvar muitas famillias, numa grande revolta,contratou 1.500 pessoas para ações que invadiam casas, tocavam folgo nas roupas e colchões, sem nenhum tipo de consiência e educação a população foi ficando indignada e o conflito foi o algi do conflitode uma vacinação, ante-variada então a população sairam as ruas e deu ínicio arevolta da vacina eo tal renomado Oswaldo Cruz foi afastado. Apessar o fim conflituoso, o samitarista conseguiu resolver parte dos problemas e colher muitas, informações que ajudavam seu sucessor, Carlos Chagas, a restrutura uma campanha retineira de ação e educação sanitária.
Pouco foi feito em relação a saúde depois desse periodo, mas com a chegada dos imigrantes europeus, que formaram a primeiraoperariamente do Brasil, começou a discutir, obviamente com fortes formas de pressão como graves manifestações.
Eloi Chaves, criador das caixas de aposentadoria e pensão para a população pobre, essas instituições eram mantidas pelas empressas que passaram a oferecer esses serviços aos seus funciónarios. As uniões não participaram das caixas. A primeira foi a dos ferroviários, ela tinha comoatribuições, além da existência medicas ao funciónario e familía, deram preços para os medicamentos, posentadorias e pensões para os herdeiros, mas essas caixas só valiam para funciónarios urbanos.
Quando Getúlio Vargas tomou o poder, foi criado ministério da educação então logo as caixas foram substituidas pelos institutos de Aposentadoria e pensões,mas suas atribuições são bem semelhantes as dascaixas, prevendo assitência médica.
Quanto ao ministério, ele tomou medidas sanitarias como a criação de órgãos de tosirrisórios. A efetivação dessas propostas só aconteceu em 1967 pelas mãos militares com a unificação de IAPs e a consequente criação do Instituto Nacional de previdência social(INPA).

O NASCIMENTO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)

A história da saúde pública no brasil...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde pública no brasil
  • A Saúde Publica no Brasil
  • HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL
  • Realidade da saúde pública no brasil
  • redação Saúde Publica no Brasil
  • Saúde pública no Brasil
  • Saúde Pública no Brasil
  • Saúde pública no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!