saude dsegurança do trabalho

314 palavras 2 páginas
Segurança do trabalhador é responsabilidade de todos aqueles que exerçam qualquer atribuição na organização, e o assistente social tem papel importante nesse âmbito, uma vez que entre suas atribuições estão a participação em reuniões internas relativas a prevenção de acidentes, o encaminhamento e acompanhamento de empregados que sofrem algum tipo de acidente ao setor médico da empresa ou ao atendimento médico hospitalar, de acordo com a gravidade do problema, a realização de visitas domiciliares a funcionários que por motivo de doença encontram-se afastados de suas atividades profissionais, pesquisar junto a segurança do trabalho as causas de acidentes visando o estudo e apresentação de medidas preventivas ao acidente de trabalho.
Segurança do Trabalho passou por vários processos de transformação do mercado de trabalho, sendo observado a necessidade da realização de um trabalho interdisciplinar por profissionais médicos, psicólogos, assistentes sociais e especialistas, objetivando a saúde, proteção e qualidade de vida do trabalhador É importante que as empresas tenham consciência de que estão lidando com vidas e vidas não têm preço.
O uso do equipamento correto pode atenuar e evitar muitos acidentes do trabalho. Se cada um fizer sua parte, vamos cada vez mais ajudar a diminuir os números de acidentes do trabalho.
Não é só comprar os equipamentos e orientar seu uso. Todas as empresas, não importa o tamanho, deviam promover a Sipat (Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho, evento obrigatório para todas as empresas brasileiras).
Conhecer os riscos que existem no seu local de trabalho, ter assessoria de um profissional para proteger os empregados do risco e comprar os equipamentos adequados. Além de orientá-los e supervisioná-los quanto ao uso.
A segurança só depende de nós.

Relacionados