saude da mulher

Páginas: 27 (6597 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
1.0 Fisiologia das Drogas e Lactação
As drogas podem ser administradas à mãe por diversas vias, tais como oral, injetável venosa ou intramuscular, supositórios anal ou vaginal, aerossol, tópica por meio de pomadas e cremes. Uma vez no sangue materno, os medicamentos podem ser transferidos parcialmente para a glândula mamária e, daí, serem excretadas para o leite. Assim, a presença e/ou aconcentração da droga no leite dependerá, entre outros fatores, da via de administração à mãe. Para ser transferida para o leite materno, a droga precisa alcançar o tecido alveolar da glândula mamária. O fator determinante da quantidade de droga que aparece no leite é a sua concentração no sangue materno, exceto nos casos de medicamento de aplicação tópica diretamente na mama.(1)
Durante a lactação, apassagem de drogas do sangue para o leite materno ocorre através de mecanismos envolvendo membranas biológicas, as quais possuem em sua constituição proteínas e fosfolípides. Após atravessar o capilar endotelial, a droga passa para o interstício e atravessa a membrana basal das células alveolares do tecido mamário. Assim, proteínas e lípides da membrana exercem influência na velocidade da passageme, na concentração da droga no leite humano. Como uma forma simplificada e para fins práticos, estima-se que a quantidade de um medicamento excretado no leite não ultrapasse a 2% da dose administrada à mãe. Embora se acredite que quantidades moderadas de muitos medicamentos não apresentem riscos para o lactente, algumas substâncias são preocupantes por suas reações adversas conhecidas oususpeitas. Por exemplo, recém-nascidos prematuros, por dificuldades em metabolizar e excretar medicamentos devido à imaturidade renal, hepática e de sistemas enzimáticos, seria mais suscetível aos efeitos adversos de drogas eliminadas no leite materno.(1)
Os mecanismos mais prováveis de excreção de drogas para o leite materno são os seguintes: difusão passiva, difusão intercelular, ligação com proteínascarreadoras.(1)
Os fatores relacionados com a droga estão vinculados à farmacocinética. As concentrações da droga no leite materno são influenciadas por alguma de suas características que favorecem sua passagem para o leite, tais como: lipossolubilidade, baixa ligação com proteínas plasmáticas (a maioria das drogas passam as células alveolares mamárias na forma livre), compostos não ionizados ebaixo peso molecular (inferior a 100). Após o parto (cinco a sete semanas), as proteínas plasmáticas maternas podem estra diminuídas, aumentando a fração livre de alguns fármacos e favorecendo sua excreção no leite materno. Outro aspecto importante é o pico sérico da droga. Usualmente, o pico na corrente sanguínea da mãe coincide com o pico no leite materno, sendo menor neste. Portanto, conhecer opico sérico de um medicamento é útil para adequar os horários de administração da droga ao horário das mamadas da criança.(1)
Os fatores relacionados com a nutriz dependem do fluxo sanguíneo para a mama e da quantidade da droga utilizada. Caso esta droga apresente características que favoreçam sua passagem para o leite, a forma como a droga é administrada tem influência, por exemplo, se forinjetável, vai alcançar níveis mais elevados no sangue e também mais rapidamente para o leite materno. Quando à excreção e eliminação da droga pela mãe, as funções renal e hepática são importantes, pois influenciam os níveis séricos e consequentemente as concentrações no leite materno.(1)
Quanto aos fatores relacionados com o leite materno, as proteínas e lípides podem funcionar como transportadoresde medicamentos ingeridos pela mãe. No entanto, outros fatores também estão envolvidos. Drogas com grande afinidade pelas proteínas plasmáticas maternas aparecem em pouca quantidade no leite. Já pela frequência das mamadas, duração da lactação, entre outros. A variação na composição lipídica do leite materno. O epitélio alveolar mamário representa uma barreira lipídica, mas permeável na fase...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude da mulher
  • Saúde da mulher.
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher
  • Saúde da mulher
  • saude da mulher
  • Saude Da Mulher
  • saude mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!