saude da mulher

Páginas: 26 (6274 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
 
PREVENÇAO E TRATAMENTO DE DOENÇAS NO CLIMATERIO


1. Exercício Físico

atividade física: qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.
exercício físico / treinamento/condicionamento físico: é uma categoria da atividade física definido como um conjunto de movimentos físicos repetitivos planejadose estruturados tem como objetivo final ou intermediário aumentar ou manter a saúde/desempenho/aptidão física.
aptidão física é definida pela presença de atributos relacionados à habilidade no desempenho de atividades físicas e treinamento ou condicionamento físico compreende a repetição de exercícios, durante períodos de semanas ou meses, com o objetivo de melhorar a aptidão física.

OBS: Masnão devemos esquecer que qualquer tipo de atividade física realizada pelo indivíduo durante as suas atividades de vida diária como subir e descer escadas, realizar os trabalhos domésticos ou um trabalho dinâmico são importantes por representar um maior gasto energético. No entanto a atividade física planejada, estruturada e regular promove maior benefício para mulheres e homens em todas as fasesda vida.
De um modo geral, sabemos que as pessoas que praticam regularmente um exercício físico, comparadas às de vida sedentária, mostram melhor adaptabilidade, energia e maior capacidade física, além de um aumento da resistência às doenças e aos estresses emocionais e ambientais. Isso porque a prática regular de exercício físico promove diversos efeitos benéficos no organismo, sendo portanto umaimportante ferramenta na prevenção e tratamento dos sintomas e das doenças que acometem a mulher no período do climatério.
Indicações:
Sempre que possível realizar uma avaliação médica pré participação e antes do início da realização do exercício. Contudo, a impossibilidade de acesso a ela não deve impedir a adoção de um estilo de vida ativo. Quesitos específicos das condições de saúde damulher devem ser acrescentados ao questionário e ao exame físico da avaliação pré-participação, com foco nos sintomas climatéricos e nas doenças mais prevalentes neste período.
Os exercícios devem focar na preservação da flexibilidade, da amplitude de movimento, da força, da resistência, do equilíbrio e da agilidade. Além disso os exercícios físicos devem estimular o aumento do aporte de sangue,oxigênio, glicose e cálcio propiciando a manutenção de minerais ósseos prevenindo a osteoporose, além de melhorar a conscientização corporal e postural.
Para este fim, os exercícios físicos aeróbicos e resistidos devem ser preconizados como prevenção e tratamento dos sintomas climatéricos. Estes podem ser realizados individualmente ou em grupo. As atividades realizadas em grupo apresentam o benefícioda sociabilização e do suporte mútuo, além do custo reduzido, e pode ser uma boa opção para o serviço público de saúde.
Devem ser realizados exercícios aeróbicos de acordo com a capacidade funcional e a preferência da paciente. São opções a caminhada, a natação, a hidroginástica, a dança, entre outros. Os exercícios resistidos deve ser realizados para os membros superiores, inferiores e tronco,com uso de resistências como aparelhos de tração, resistência elástica, pesos e a resistência da água. Após o período de adaptação deve ser realizado o treino para ganho de força com baixo número de repetições (6 a 10) e carga aumentada. Estudos observaram uma melhora da força muscular, aumento da massa magra e melhora da qualidade de vida de mulheres no período pós-menopausa após 16 semanas detreinamento resistido. Trata-se de um resultado importante já que o ganho de força muscular pode prevenir fraturas e quedas nessa população.
Os exercícios aeróbicos e resistidos devem ser realizados em conjunto já que se sabe que os benefícios são superiores quando as duas formas de exercício são realizadas. Deve-se respeitar as fases de recuperação, realizando sessões no máximo de 3 a 4 vezes por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saude da mulher
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher.
  • saude da mulher
  • Saúde da mulher
  • Saúde da mulher
  • saude da mulher
  • Saude Da Mulher

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!