Saude alimentar

Páginas: 6 (1388 palavras) Publicado: 9 de março de 2013
SAÚDE ALIMENTAR


Sara Campos Mariano
Prof ª. Tutora Externa Denise de Farias Mendes
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0455) – Prática do Módulo III
10/12/2012


RESUMO

Uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. A pirâmide alimentar foi criada em 1992 para orientar as pessoas a sealimentar de forma correta. A pirâmide alimentar é dividida e quatro faixas onde encontramos alimentos energéticos que podem ser encontrados nos pães e massas, alimentos reguladores que são encontrados nas frutas e verduras e os alimentos construtores que podem ser encontrados nas carnes, leite e ovos. Na última faixa temos mais alimentos energéticos que podem ser encontrados nas gorduras, óleos eaçúcar, mas devem ser consumidos com moderação. Temos vários nutrientes para ajudar nosso corpo a se desenvolver, são elas as proteínas que são necessárias para o nosso crescimento, os carboidratos e as gorduras que nos oferecem energia, as vitaminas que ajuda nas defesas de algumas doenças, os minerais que são responsáveis pelos ossos, a água que tem a função digestiva, excretora e de absorção e asfibras que é reguladora do intestino. Devemos ter cuidados com a validade e a conservação dos alimentos, pois seu mau uso pode causar danos à saúde. Com relação à higiene dos alimentos devemos cuidar com as mãos sempre limpas, manter os utensílios para preparar os alimentos limpos, manter alimentos longe de moscas e insetos, cozinhar bem os alimentos e lavar bem frutas e verduras.

Palavra chave:Alimentação saudável. Pirâmide alimentar. Alimentos.


1 INTRODUÇÃO

A saúde de cada um de nós depende muito de nossa alimentação, pois é através dela que vamos obter nutrientes, vitaminas e energia para o nosso corpo funcionar bem.

Justifica-se o presente artigo pelo fato de estar-se consciente de que é necessário conhecermos a pirâmide alimentar para nos orientarmos a comerde maneira adequada e correta relacionando em uma refeição alimentos gostosos e saudáveis. Têm-se como objetivos divulgar para a comunidade acadêmica os alimentos imprescindíveis para se ter uma boa saúde, a questão do prazo da validade e a conservação adequada dos alimentos para o consumo.

Consiste em uma pesquisa de cunho bibliográfico em obras de diversos autores e artigos da internet.Quanto a abordagem do problema é qualitativa, quando descreve a qualidade dos alimentos em relação a sua validade, conservação e higienização imprescindíveis a uma vida mais saudável e quantitativa no momento em que se apresenta a quantidade de alimentos energéticos, reguladores e construtores essenciais ao ser humano. É uma pesquisa aplicada, pois foi desenvolvida numa classe de 2º ano do ensinofundamental da Escola Municipal de Ensino Básico Arino Bressan do município de Tubarão-SC.

Inicialmente descreve-se sobre a saúde alimentar. Em seguida, aborda-se a função da pirâmide alimentar. Na sequência, fala-se sobre o que cada nutriente oferece para o nosso corpo. Num último momento relata-se a importância da validade, conservação e higiene dos alimentos em nossa vida.


2SAÚDE ALIMENTAR

Para termos saúde precisamos ter uma alimentação saudável e equilibrada, pois é através dos alimentos que o nosso corpo retira tudo que precisa para o seu crescimento e desenvolvimento. Com uma alimentação saudável podemos evitar doenças, pois temos vários alimentos que podem nos proteger.

Uma alimentação saudável deve conter todos os nutrientes importantes para onosso corpo e devemos levar em conta também atividades físicas, bons hábitos e acima de tudo o estado fisiológico da criança.

Para a refeição ser saudável ela deve ser gostosa, colorida e com todas as vitaminas necessárias ao nosso corpo.


3 PIRÂMIDE ALIMENTAR

Segundo Alencar (2009, p. 19): “A pirâmide alimentar foi criada em 1992, pelo Departamento de Agricultura dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saúde alimentar
  • Transtornos alimentares e saúde pública
  • SAUDE ALIMENTAR NA ESCOLA
  • P.R.A.S.- Projeto de Reeducação Alimentar e Saúde.
  • Ciências da natureza e suas tecnologias saúde alimentar
  • Psicologia, saúde e nutrição: Contributo para o estudo do comportamento alimentar
  • Horta comunitária como espaço de educação alimentar e nutricional: influências na saúde, no consumo alimentar de...
  • resumo ''Guias alimentares para população brasileira: implicações para a política nacional de saúde bucal''

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!