SAUDE ABOBORA

317 palavras 2 páginas
Abóbora tem muitos benefícios para oferecer a saúde
A ABÓBORA TEM MUITOS BENEFÍCIOS A NOSSA SAÚDE
A abóbora tem benefícios para oferecer para a nossa saúde, ela é um alimento bastante versátil e pode ser utilizado em diversas preparações, doces e salgadas. A abóbora é rica em potássio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, zinco, fibra, riboflavina e vitaminas A, C, E e complexo B.

O alimento contém, ainda, fitonutrientes que mantêm a saúde da pele ajudam a impedir os malefícios da luz solar. A polpa é indicada para as doenças dos rins e do coração. Todas as variedades de abóbora são também laxantes e depuradoras de tóxicos intestinais que elevam a pressão arterial. São sempre recomendáveis para quem tem tendência à constipação intestinal.

Abóbora também ajuda na dieta de atletas. Essa "mãozinha" se deve às vitaminas do complexo B, pois regulam funções importantes no metabolismo e à presença de carotenoides, que são componentes antioxidantes que o corpo transforma em vitamina A.

O consumo de carotenoides protege o organismo de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer e também previne problemas de visão. As vitaminas do complexo B ajudam a melhorar nosso sistema nervoso, prevenindo doenças neurológicas e conferem mais energia ao organismo.

Para que seus benefícios sejam aproveitados, recomenda-se o consumo regular. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa). O importante é que ela faça parte do seu cardápio.

Quem está em dieta para emagrecer e pessoas diabéticas podem usufruir dos benefícios da abóbora. Por ser um alimento rico em fibras e ainda possuir em sua composição carboidratos de baixo índice glicêmico, a abóbora pode favorecer também o controle da glicemia, além de dar a sensação de saciedade.

Relacionados

  • Quimioterapicos
    11449 palavras | 46 páginas
  • O mestre perfeito
    81725 palavras | 327 páginas
  • Estágio enfermagem
    36660 palavras | 147 páginas