Satura o de oxig nio

788 palavras 4 páginas
Saturação de oxigênio na hemoglobina

Nosso sangue é constituído por duas partes: uma parte líquida que é o plasma sanguíneo e outra parte sólida; Entre os componentes da parte sólida, temos uma célula especializada em fazer o transporte do oxigênio até as outras células do nosso corpo: são as hemácias.
As hemácias dão a cor vermelha característica do sangue, isso ocorre porque elas contêm um pigmento avermelhado, denominado "hemoglobina", e como os eritrócitos estão presentes no sangue em muito maior quantidade que as outras células, incolores, todo o sangue parece ser vermelho. A hemoglobina presente nas hemácias é a responsável por levar (carrear) o oxigênio (e responsável também por trazer o CO2).
Quando o oxigênio difunde dos pulmões para o sangue (nos alvéolos e nos capilares), uma pequena proporção fica em solução nos líquidos do plasma sanguíneo e nas próprias hemácias, mas, uma quantidade de oxigênio cerca de 60x maior combina imediatamente com a hemoglobina presente nas hemácias.
A essa forma combinada do O2 + hemoglobina damos o nome de oxi-hemoglobina. Ela é levada então para os capilares dos tecidos do corpo. Na verdade, sem a hemoglobina, a quantidade de oxigênio que poderia ser transportada seria apenas uma pequena fração do que seria necessária para manter a vida.
Quando o sangue passa pelos capilares dos tecidos, o oxigênio se separa da hemoglobina e difunde para as células. Dessa forma, a hemoglobina atua como um carreador de oxigênio aumentando a quantidade de oxigênio que pode ser transportada desde os pulmões até os tecidos até cerca de 60x mais do que poderia ser transportado apenas em solução.
A medida que a pressão atmosférica fica menor, diminui também as pressões parciais dos componentes do ar atmosférico
O sangue aerado que deixa os pulmões tem, usualmente, pressão do oxigênio da ordem de 100 mmHg. Fazendo referência à curva, é visto que, nessa pressão, aproximadamente 97% da hemoglobina estão combinados com o oxigênio.
Quando o

Relacionados

  • mecanicas dos fluidos
    54853 palavras | 220 páginas
  • Física moderna no ensino médio
    97493 palavras | 390 páginas