Satisfação

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2011
Os fatores que afetam a satisfação são diversos e podem transformar o ambiente organizacional em um ambiente ruim e desagradável para se trabalhar, um colaborador com características de insatisfação, certamente criará situações conflituosas e ruins frente aos colegas, uma vez que seu comportamento e atitudes sempre serão negativos e contraria a qualquer processo da organização, seja para atenderum telefone ou para conversar com o colega ao lado, não importa o que aconteça, a situação sempre será contrária aos seus objetivos e necessidades. O individuo insatisfeito geralmente terá dificuldades para exercer suas atividades diárias com desempenho e melhor produtividade.
Talvez uma melhor solução para ambos empresa x individuo seria a organização aprender a ouvir seus colaboradorescriando uma condição de forma à identificar quais foram as causas que o levou a tanta insatisfação e assim evitar elevados custos com a substituição de pessoal que não quer mais fazer parte da empresa, custos de assistência médica entre outros.
Certamente muitos problemas implícitos dentro da organização serão identificados, podendo ser muitos entre eles uma má gestão, um trabalho nãoreconhecido não valorizado, ruídos de comunicação, maus relacionamentos, salário incompatível com o mercado etc..
Uma vez que identificado a causa de insatisfação é plausível que as organizações terão mais facilidade para trabalhar com este individuo de forma a trazê-lo de volta para o alinhamento organizacional, como também buscar planos de ação e melhorias visando tratar o problema identificado eevitar problemas futuros oriundos destas situações.
Segundo Wagner & Hollenbeck (2009), já que os custos associados à insatisfação e ao stress do trabalhador podem ser altos, identificar esses problemas deve ser uma parte importante da descrição de cargo de todo o gerente. Uma vez identificado um problema, as intervenções devem ser dirigidas para a fonte do stress. Se, por algum motivo, éimpossível eliminar a causa do stress, o gerente deve então pelo menos ajudar o funcionário a controlar e lidar com ele.

É importante destacar que não necessariamente um individuo possa estar insatisfeito e estressado pelo fato de estar trabalhando em determinada atividade ou área da organização, é possível que, logo na contratação este individuo já possua certa bagagem de sentimentos negativoscom sua própria situação familiar, saúde etc.., e além do que, traz consigo a percepção de que não há muito o que fazer em relação para tratar o seu problema.
O ideal para as organizações seria criar condições de ajuda e tratamento do seu pessoal, visando melhores condições de trabalho e qualidade de vida e posteriormente alcançar os objetivos organizacionais.
Em alguns casos, os própriostrabalhadores relatam problemas de insatisfação ou stress. Muitas vezes, porém, têm medo de admitir que não podem superar algum problema relacionado ao seu trabalho. Outros, descontentes com alguma coisa em seu trabalho, podem não falar porque não querem parecer queixosos crônicos.
Finalmente, as atitudes de alguns trabalhadores podem ter deteriorado a tal ponto que consideram uma perda de tempoinformar sua insatisfação. Por estas razões, é fundamental que os gerentes monitorem os tipos fisiológicos, cognitivos e comportamentais de respostas.
Toda a empresa que deseja realmente reforçar as atitudes de seus funcionários precisa realizar regularmente pesquisas sobre a satisfação para monitorar tendências e mudanças nessa área. Em todo caso, por série de razões, um programa continuo esistemático de pesquisa deve ser um componente destacado de qualquer estratégia de recursos humanos.
Em primeiro lugar, ele permite à empresa monitorar tendências no decorrer do tempo. Em segundo, fornece um meio para avaliar empiricamente o impacto de mudança de política (por exemplo, introdução de um novo sistema de avaliação de desempenho) ou de pessoal (por exemplo, um novo presidente) nas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Satisfaçao
  • Satisfacao
  • Satisfação
  • satisfacao
  • satisfação
  • Satisfaçao
  • satisfação
  • Motivação e satisfação no trabalhotmotivação e satisfação no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!