Satisfação e insatisfação no ambiente de trabalho

Páginas: 267 (66661 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
U
UNIVERSIDADE ABERTA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA

MESTRADO EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

“Satisfação/Insatisfação no Trabalho dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. Estudo do Concelho de Caldas da Rainha”.

PATRÍCIA ISABEL BELCHIOR ALVES

DISSERTAÇÃO ORIENTADA POR: Professora Doutora Lúcia da Graça Amante

Lisboa, 2010

Universidade Aberta“Satisfação/Insatisfação no Trabalho dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” : Estudo do Concelho de Caldas da Rainha

Ser Mestre é ser artista, malabarista, pintor, escultor, doutor, musicólogo, psicólogo… É ser mãe, pai, irmã e avó, É ser palhaço, estilhaço, É ser ciência, paciência… É ser informação, É ser acção. É ser bússola, é ser farol. É ser luz, é ser sol. Incompreendido?... Muito. Defendido? Nunca.O seu filho passou?... Claro, é um génio. Não passou? O Mestre não ensinou. Ser Mestre… É um vício ou vocação? É outra coisa… É ter nas mãos o mundo de AMANHÂ Os alunos vão-se… e ele, o Mestre, de mãos vazias, fica com o coração partido. Recebe novas turmas, novos olhinhos ávidos de Cultura e ele, Mestre, vai despejando com toda a ternura, o saber, a Orientação nas cabecinhas novas que amanhãluzirão no firmamento da Pátria. Fica a saudade… A Amizade. O pagamento real? Só na Eternidade..

Patrícia Isabel Belchior Alves

2

Universidade Aberta

Agradecimentos

AGRADECIMENTOS

Esta dissertação é o resultado de muita partilha, cooperação e incentivo. Ao terminá-la não posso deixar de ter uma palavra de agradecimento a todos os que de uma forma ou de outra me ajudaram. Assimmanifesto a minha profunda gratidão e reconhecimento: À Professora Doutora Lúcia Amante, da Universidade Aberta, pela orientação cuidada e atenta que dispensou ao longo deste trabalho, pelos enriquecedores esclarecimentos e pela disponibilidade e atenção sempre manifestadas. Ao Doutor Fernando Branco, pela enorme disponibilidade demonstrada sempre que lhe era solicitada alguma ajuda a nívelinformático e apoio no tratamento estatístico dos dados, que possibilitaram o enriquecimento desta investigação. Ao Doutor Saúl Neves de Jesus, da Universidade do Algarve, o qual sempre se mostrou receptivo a questões e predisposto em esclarecimentos necessários ao progresso desta investigação. Aos colegas com quem tenho tido oportunidade de reflectir conjuntamente sobre tópicos desta investigação, agradeçoo interesse expresso e a disponibilidade manifestada para a clarificação de diversas dúvidas e questões com que me confrontei nos caminhos percorridos para a realização desta tese. Aos Presidentes dos Conselhos Executivos e aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas dos cinco agrupamentos do concelho de Caldas da Rainha, por cooperarem nesta pesquisa, pois sem o seu contributo estetrabalho não teria tido a viabilidade que desejávamos, uma vez que pretendíamos realizá-lo no concelho onde surgiu a problemática. Ao meu marido, que mais uma vez me acompanhou no meu projecto de vida. Aos meus filhotes, a quem dedico este trabalho, pois apesar de tenra idade, talvez um dia lhe venham a prestar algum significado. Sobretudo, agradeço, pelas inúmeras horas que lhes foram roubadas.Agradeço ainda por fazerem a minha vida ter sentido. Eles são a razão do meu viver! Aos meus pais e irmã por todo o amor que me deram e aos quais devo tudo o que sou.

Patrícia Isabel Belchior Alves

3

Universidade Aberta

Agradecimentos

Não posso ainda deixar de recordar todos aqueles, especialmente o meu irmão, que não estando aqui hoje comigo, acredito que se sintam orgulhosos pornão me ter esquecido deles. À minha cunhada Helena, por ser uma parceira nesta aventura e nos termos ajudado mutuamente. A todas as outras pessoas da minha família e amigos que me fazem ter vontade de sorrir. À vida, pela oportunidade que me deu e que alguns gostariam de atingir mas que, por razões adversas, essa possibilidade ainda não lhes foi concedida. Desejo que o seu sonho se venha a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ambiente hospitalar: fatores que geram satisfação/insatisfação no trabalho
  • Satisfação e insatisfação no trabalho
  • SATISFAÇÃO E INSATISFAÇÃO NO TRABALHO
  • Satisfação e insatisfação no trabalho
  • Insatisfação ambiente de trabalho
  • A SATISFAÇÃO DO COLABORADOR EM SEU AMBIENTE DE TRABALHO
  • Pesquisa em Psicologia Insatisfação Sexual no ambiente de trabalho
  • Satisfação e Insatisfação do Cliente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!