SATISFAÇÃO DE PACIENTES COM A FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE MAMOPLASTIA DE AUMENTO

Páginas: 19 (4741 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2013
SATISFAÇÃO DE PACIENTES COM A FISIOTERAPIA NO PÓS-OPERATÓRIO DE MAMOPLASTIA DE AUMENTO



RESUMO


O presente estudo busca apresentar um elenco de informações a respeito da satisfação de pacientes submetidos à cirurgia de mamoplastia de aumento em relação à qualidade dos serviços fisioterápicos, durante a intervenção no pós-operatório. Verifica-se a relevância do aspecto satisfação para osucesso dos serviços prestados, quando analisado de maneira mais ampla, relacionando a satisfação ao serviço de fisioterapia, bem como o acesso a clínica, atendimento de funcionários, qualidade da estrutura física, qualidade do profissional fisioterapeuta, conhecimento do profissional e segurança do fisioterapeuta. A metodologia será baseada qualiquantitativamente. O nível de satisfação seráavaliado por uma ficha de avaliação sobre a satisfação dos pacientes, a fim de quantificar a aceitação das pacientes com a fisioterapia no pós-operatório de mamoplastia de aumento. Espera-se que o presente estudo traga benefícios não somente para os pacientes, mas também às clinicas e aos profissionais de fisioterapia, que poderão através desse avaliar o nível de satisfação dos seus pacientes, bem comoos pontos em que podem ocorrer melhorias. Por fim, pretende-se demonstrar que é possível a idéia de satisfação dos pacientes quanto ao acompanhamento e tratamento fisioterapêutico dermato-funcional no pós-operatório.


Palavras-chaves: Satisfação. Mamoplastia de aumento. Fisioterapia.


SUMÁRIO


RESUMO
1 INTRODUÇÃO
1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
2 JUSTIFICATIVA
3 OBJETIVO
3.1OBJETIVO GERAL
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4 HIPÓTESES
5 METODOLOGIA
5.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA
5.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA
5.2.1 População
5.2.2 Amostra
5.2.2.1 Critérios de inclusão
5.3 PROCEDIMENTOS
5.3.1 Apreciação do projeto ao CEP
5.3.2 Instrumentos de coleta de dados
5.3.3 Levantamento das clínicas
5.3.4 Coleta de dados
6 RISCOS E BENEFÍCIOS
7 RESULTADOS ESPERADOSREFERÊNCIAS
APÊNDICES
APÊNDICE A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
APÊNDICE B – Carta de Anuência
ANEXOS
ANEXO A - Ficha de Avaliação da Satisfação de Pacientes com a Fisioterapia


1 INTRODUÇÃO


1.1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA


O Brasil é referência mundial no setor de cirurgias plásticas, tanto pela procura, a qual advém da busca pela ampla satisfação, principalmenteda mulher em relação ao seu corpo e a influência em diversos campos de sua vida, quanto pelos vários profissionais especializados (MANGARAVITE, 2009). Tal questão envolve diversos aspectos como os reais motivos que levam uma pessoa à intervenção cirúrgica e o estado do pré e pós operatório (MUAD JÚNIOR, 2003).
Segundo Cruzeiro (2012), “satisfação é a expressão de vontade concordante com umasituação e/ou serviço que é geradora de prazer para um indivíduo. Ela é ativadora de pensamentos com valoração positiva diretamente ligada à situação que originou um momento de satisfação momentânea. Diz-se que um indivíduo é satisfeito do momento em que sua expectativa é alcançada até fatos geradores que ultrapassem sua expectativa em uma situação e/ou serviço. Quando um indivíduo se diz satisfeitosem ter atingido sua expectativa, a carga de pensamentos negativos em relação a situação e/ou serviço tendem a mover a opinião do indivíduo para a área de insatisfação, pois os anti-valores tornam-se mais fortes pelos novos embasamentos negativos.”
Todas as pessoas têm preferências, hábitos, princípios e formas diferentes de se satisfazer. Há, no entanto, necessidades ou desejos comuns à maioriadas pessoas. Existem teorias chamadas teorias das necessidades que supõem que a motivação que se dá à ação deriva das forças internas do indivíduo, seguindo a denominada hierarquia das necessidades humanas (CHIAVENATO, 1992).
As necessidades dos indivíduos estão organizadas em uma pirâmide de importância. Na base dela estão presentes as necessidades mais básicas enquanto no topo estão as mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mamoplastia pre e pos operatorio
  • Fisioterapia no pos operatorio de LCA
  • Fisioterapia em pacientes pós-operatório do ligamento cruzado anterior do joelho
  • DRENAGEM LINFÁTICA EM PÓS-OPERATÓRIO DE MAMOPLASTIA REDUTORA
  • Abordagem da fisioterapia em pacientes pós queimaduras
  • ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA NO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO DAS CIRURGIAS DE ABDOMINOPLASTIA, MAMOPLASTIA E PLÁSTICA...
  • DIAGNÓSTICO E PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM EM PACIENTE PÓS-OPERATÓRIO DE ABDOMINOPLASTIA
  • Mamoplastia de aumento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!