Satiras a orgaanizacao

732 palavras 3 páginas
Sátiras à Organização
Os estruturalistas fazem uma abordagem muito critica no seu ponto de vista sobre a organização. Sendo assim, existem vários livros com sátiras expostas em relação de alguns aspectos tradicionais que são aceitos nas organizações. Os autores apesar de suas criticas, também não apontam nenhuma solução na medida em que encontram falhas no modelo racional da organização. Abordam uma visão negativa a respeito do funcionamento da organização.

1. Lei de Parkinson
O autor Northcote Parkinson publicou seu livro, onde faz uma analise desrespeitosa da administração burocrática. Sua ênfase fundamental é a “Lei do trabalho”, que se tornou conhecida como “Lei de Parkinson”. Nessa tese, Parkinson afirma que o trabalho aumenta com a finalidade de preencher o tempo que necessita para fazê-lo, ou seja, se quanto mais tempo gasta para fazer uma coisa, mais tempo levará para ser concluída.
Da sua teria “Lei do trabalho”, há dois princípios que formam a “pirâmide em ascensão”, abaixo temos:
“Lei da multiplicação de subordinados”: consiste no desejo do chefe em aumentar o quadro de funcionários na empresa.
“Lei da multiplicação do trabalho”: quando o chefe sempre inventa um trabalho para seus subordinados.

2. Princípio de Peter
Peter aborda que a ação administrativa sempre busca justificar o desempenho ineficiente. Sua tese, as organizações são impostas a incompetência. O princípio de Peter, ou também conhecido como princípio da incompetência, onde: “em uma hierarquia, todo empregado tende a subir ate chegar ao seu nível de incompetência”.
Mesmo na sociedade moderna, não é garantido à competência de todos, mas é reservada uma posição que será ocupada por uma pessoa incompetente.

3. Dramaturgia Administrativa de Thompson
Thompson, na sua obra aborda a “dramaturgia administrativa”. Afirma que nas organizações existe um desequilíbrio entre seu direito de decidir e o poder de realizar.
O principal tema de Thompson é conhecimento e inovação, voltado para o

Relacionados