Sasúde: para onde vai a classe media?

10721 palavras 43 páginas
SAÚDE: para onde vai a classe média?
José Cechin1

Resumo
O Brasil atravessa um período de inclusões de grande contingente de pessoas na chamada sociedade de consumo. Com o aumento do poder aquisitivo, fruto da estabilidade econômica com crescimento das rendas e emprego, a fronteira de possibilidades de consumo dos brasileiros se ampliou de forma significativa. Bens e serviços antes inacessíveis passaram a compor a cesta de consumo da classe média.
Dentre os diversos serviços, destaque especial é dado ao consumo de bens e serviços de saúde, inclusive de planos e seguros de saúde e odontológicos. Atualmente a saúde suplementar oferece cobertura para 67 milhões de brasileiros. Qual o impacto desse novo padrão de consumo para os serviços de saúde? E qual o impacto sobre a saúde da população beneficiária? Este artigo buscará responder algumas dessas questões que atualmente permeiam a atividade, seja nos noticiários, seja no meio acadêmico, seja no âmbito das políticas regulatórias.

1)

Introdução

O texto apresenta as principais tendências que envolvem a nova e emergente classe média nas suas relações com a saúde. Argumenta-se que ao ascender socialmente as pessoas intensificam seu consumo, especialmente o consumo de serviços e produtos de saúde, entre eles os planos e seguros. Em seguida, destacam-se as origens dessa nova classe média, sua importância numérica e o que se pode esperar de seu consumo de serviços e produtos de saúde. Prossegue-se com a formação das aspirações dessa classe e a consequência sobre o consumo de serviços de saúde. Destaca-se a atualização virtualmente instantânea de suas aspirações com as mundiais que pelo seu acesso ao que se passa globalmente. Como resultado tem-se a abertura de um hiato entre as aspirações globalizadas e as possibilidades de sua satisfação que são dadas pelo crescimento das rendas internas que segue em ritmo independente. Apresentamse a estrutura do setor de saúde suplementar, sua evolução

Relacionados