sassasasas

303 palavras 2 páginas
mperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de umanação em cima de outra.
O imperialismo contemporâneo é chamado de neo-imperialismo, pois possui muitas diferenças em relação ao imperialismo do período colonial. Basicamente, os países imperialistasbuscavam três coisas:
Matéria-prima.
Mercado consumidor.
Mão-de-obra barata.
A concepção de imperialismo foi perpetrada por economistas alemães e ingleses no início do século XX. Este conceitoconstituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista.
Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente seampliava, por conseguinte a ‘absorção’ dos países dominados, pois monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo do novo colonialismo, que é o produto da expansãoconstante do imperialismo.
Os países imperialistas dominaram, exploraram e agrediram os povos de quase todo o planeta. A política imperialista provocou muitos conflitos, como a Guerra do Ópio naChina, a Revolução dos Cipaios na Índia, etc.
Assim, ao final do século XIX e o começo do XX, os países imperialistas se lançaram numa louca corrida pela conquista global, desencadeando uma rivalidadeentre os mesmos. Essa rivalidade se tornou o principal motivo da Primeira Guerra Mundial, dando princípio à “nova era imperialista” onde os EUA se tornaram o centro do imperialismo mundial.Gobineau Joseph-Arthur, Conde de Gobineau (1816-1882), nascido em Ville-d'Avray, na França, e falecido em Turin, na Itália, diplomata francês, escritor, etnologista e filósofo, sua teoria do determinismoracial teve uma grande influência no desenvolvimento de políticas racistas na Europa.
Vivendo em Paris, a partir de 1835, tornou-se funcionário público e deveu o inicio de sua carreira à

Relacionados