sasdfghjk

534 palavras 3 páginas
1. Num certo cursinho pré-vestibular, as inscrições foram abertas. Ao inscreverem-se os estudantes responderam um questionário do qual constavam, entre outras, as seguintes perguntas:
1. Qual é a área de carreira universitária pretendida?
2. Você cursou o ensino médio em escola particular, municipal ou estadual?
3. Qual é a renda mensal familiar?
4. Quantos irmãos você tem?
5. Qual é a sua disciplina favorita?
6. Quantas vezes você já fez cursinho?
7. Você é usuário da Internet?
8. Qual é, aproximadamente, a distância da sua casa ao cursinho?
Cada uma das questões anteriores define uma variável. a) Quantas e quais questões definem variáveis qualitativas? b) Quais questões definem uma variável quantitativa?

2. Numa outra escola, existem 190 crianças na faixa de 17 anos de idade e estejam distribuídas em cinco classes, com quantidades diferentes de alunos, conforme a tabela abaixo, calcule o número de elementos de cada extrato e o total da amostra para 30% da população. Complete na tabela.
Série
A
B
C
D
E
Total
População
32
40
51
29
38
190
Amostra

3. Luciano é dono de uma loja de automóveis. Para ampliar a qualidade da loja, Luciano resolveu pesquisar o perfil dos clientes em relação à renda mensal, ao modelo de automóvel preferido, ao número de automóveis que cada cliente possui e a qualidade dos serviços prestados. Dos 3000 clientes cadastrados nesta loja, 1600 foram entrevistados. a) Quantas pessoas têm a população desta pesquisa? b) A amostra pesquisada foi de quantas pessoas? c) Determine as variáveis pesquisadas e classifique-as em qualitativas ou quantitativas.

4. A população envolvida em uma pesquisa sobre a incidência de cárie dentária em escolas da cidade de Morro Grande é apresentada no quadro abaixo. Baseando-se nesses dados, estratifique uma amostra de 200 elementos.
Escolas
Tio Paçoca
Tia Maria
Mundo Novo
Novo Mundo
Total
População
500
250
440
360
1.550
Amostra

200

5. O

Relacionados