sAsdaddadads

13215 palavras 53 páginas
OLHANDO A CRIANÇA E SEUS OUTROS: UMA TRAJETÓRIA DE
PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL1 2

Maria Clotilde Rossetti-Ferreira
Katia de Souza Amorim
Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

Resumo: Com o objetivo de contribuir para o atual e intenso processo de revisão de concepções e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras da aprendizagem e desenvolvimento das crianças em creches e pré-escolas, e com base nas experiências de pesquisa do CINDEDI, abordamos neste artigo uma série de questões que nos parecem relevantes para a compreensão desse fenômeno da educação coletiva de bebês. Que contribuições as pesquisas sobre o desenvolvimento humano têm a oferecer para essa discussão?
De que concepção de desenvolvimento elas partem? Que perspectiva metodológica pode abrir caminhos promissores para se compreender as formas das crianças e seus educadores atuarem e se modificarem com a experiência? Como entender as noções de estágios de desenvolvimento, a função do professor na aprendizagem, os fatores explicativos do desenvolvimento infantil e a avaliação do desenvolvimento nessa faixa etária? Tanto os familiares como os profissionais da creche interagem com a criança e organizam seu ambiente conforme suas expectativas sobre o seu desenvolvimento e sobre seu próprio papel em relação a ela.Tais expectativas são adquiridas através de suas experiências de vida naquela cultura. Várias expectativas, crenças e teorias psicológicas
1

2

Este artigo foi reformulado a partir de uma conferência de abertura de evento da Sociedade Brasileira de
Psicologia do Desenvolvimento (SBPD), proferida pela primeira autora, cuja referência de publicação vem a seguir: Rossetti-Ferreira, M. C.(2006). Olhando a pessoa e seus outros, de perto e de longe, no antes, aqui e depois. In D. Colinvaux, L.B. Leite & D. D. Dell’Aglio (Orgs) Psicologia do desenvolvimento: teorias e pesquisas e aplicações (pp. 19-59). São Paulo: Casa do Psicólogo.
As autoras agradecem os

Relacionados