sasaa

25907 palavras 104 páginas
Tânia Margarida Pereira Figueiredo

Validação de Métodos Analíticos: determinação do teor de açúcar numa amostra de produto alimentar.

Tânia Margarida Pereira Figueiredo

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS

2012

Determinação do Teor de Açúcar numa amostra de produto alimentar

Mestrado em Química

Departamento de Química

FCTUC

Tânia Margarida Pereira Figueiredo

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS
ANALÍTICOS
Determinação do teor de açúcar numa amostra de produto alimentar.

Dissertação apresentada para provas de Mestrado em Química, Área de especialização em Controlo de Qualidade e Ambiente

Jorge Luís Gabriel F. S. Costa Pereira

Julho de 2012

Universidade de Coimbra

Agradecimentos
Ao longo do nosso processo de crescimento como pessoas, vamos deparando-nos com novas realidades até então desconhecidas, é preciso percorrer um longo caminho para atingir os nossos objectivos, mas tudo isto não seria possível sem que haja intervenção de todos aqueles que nos rodeiam. Este trabalho representa o fim de um ciclo e o início de outro. No ciclo que agora se fecha, muitas foram as pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que esta caminhada fosse menos cansativa, com palavras de incentivo, com conversas e ideias que me ajudaram a ver a vida de uma forma diferente. A todas elas agradeço e dedico-lhes este trabalho.
Ao Doutor Jorge Costa Pereira, por ter aceitado ser meu orientador e, desta forma, me ensinar a usar, de uma forma mais adequada e proveitosa, as ferramentas analíticas que se encontram ao nosso dispor e que, nem sempre as usamos ou porque não sabemos que elas existem, ou então porque não sabemos como usa-las. Agradeço-lhe, ainda, por ter acreditado nas minhas capacidades para a realização deste trabalho, encorajando-me e dando-me ânimo para continuar e não desistir.
À Dra. Cátia Vaz e à Dra. Rita Oliveira pela paciência e inestimável apoio prestados durante a realização deste trabalho e, principalmente, pela

Relacionados

  • VOCÊ S.A. - Administre Seu Tempo
    236138 palavras | 945 páginas