SARTRE

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2014
FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPIRITO SANTO

HANSMILLER NUNES GONÇALVES VIEIRA










Síntese Compreensiva












VITORIA
2014
HANSMILLER NUNES GONÇALVES VIEIRA












SINTESE COMPREENSIVA DO TEXTO:
“O EXISTENCIALISMO É UM HUMANISMO”















Vitória
2014
“O existencialismo é um Humanismo”


ParaSartre não existe qualquer determinação necessária que defina o homem antes do mesmo vir a existir. A realidade dentro os seres é um caso singular em relação as coisas do mundo, pois se tem um pensamento, um desejo que para cada coisa venha a existir; já no caso do homem não é assim pois a realidade humana não se deduz de qualquer realidade/razão antes da essência. Fora o homem, tudo em que compõeo mundo obedece a uma determinação previa.
Dado uma vez que o existencialismo vem a ser uma doutrina que torna a vida humana possível ou seja que dá possibilidades ao homem, partimos do princípio que a existência procede da essência. Sartre vem afirmando que o existencialismo é um humanismo, uma vez que o existencialismo pode ser dividido em duas espécies: o cristão e o ateu.Segundo Sartre a mais coerente forma do existencialismo vem do ateísmo. Deus não existe e que a existência precede a essência.  Logo os seres existem antes de poderem ser definidos por qualquer conceito. Lançando o olhar percebesse que com a insistência de Deus, o homem vem a estar desamparado pois ao mesmo tempo não encontra nele próprio nem fora algo para se agarrar. Devido à falta de valores, tudoé permitido ao homem se Deus não existe; e por imediato, o homem vem a está desamparado porque não encontra nele próprio e nem fora dele, nada para se agarrar. Estamos sós e sem desculpas, mas também não há determinismo, e portanto, o homem é livre.
O homem que é existencialista, declara que o mesmo vem a torna-se angustia pois uma vez que toma consciência que entre as possibilidades o homemescolhe a si, ao escolher por si mesmo fica evidente que não fica restrito somente ao “eu” mas a “nós” tomando conta que vem abarcar todo o grupo ou seja todas as decisões tomadas por ele mas para toda humanidade.
  Não há moral geral pois não há sinais no mundo.  O próprio homem é quem escolhe o significado do que ele pensa serem sinais. Não podemos considerar o existencialismo comofilosofia do quietismo, já que foi definido como o homem pela ação, mas é a única teoria que vem atribuir ao homem sua dignidade e não vem o transformar em um objeto.
         Nestas condições, a descoberta da minha intimidade descobre-me ao mesmo tempo o outro como uma liberdade posta em face de mim, que nada pensa ou quer senão a favor ou contra mim. Assim, descobre-se imediatamente um mundo queSartre chamou de intersubjetividade, sendo neste mundo onde o homem decide sobre o que ele é e o que os outros são.
Ele mesmo vem afirmar que, se alguma vez o homem reconheceu que estabelece valores em seu abandono, ele já não pode querer senão uma coisa: a liberdade como fundamento de todos os valores.  O homem quer a liberdade, não de uma forma abstrata, mas concretamente.  E, por causa docompromisso e da descoberta do outro, o homem é obrigado a querer, não só a sua liberdade, mas também a dos outros.
O existencialismo dispensa todo e qualquer tipo de juízo e não colocará o homem nunca como uma meta, pois ele está sempre por fazer.
No humanismo podemos afirmar que não vem a existir outro legislador a não ser o próprio e que o mesmo decidirá sobre si. E alémdisso, porque o estimulante de sua existência é a transcendência, ou seja, é fora de si que ele vê um fim, um objetivo (a ação), que é libertação.
É nesse momento em que Sartre afirma que o existencialismo é um humanismo, mas não no sentido comum dessa palavra.  Para ele, existem dois significados para a palavra humanismo.  A primeira consiste de uma teoria que toma o homem como fim e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sartre
  • Sartre
  • sartre
  • sartre
  • Sartre
  • SARTRE
  • Sartre
  • Sartre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!