Sarna Demodécia

2839 palavras 12 páginas
Sarna Demodécica, e agora?

A sarna demodécica ou demodicose é uma parasitose de pele, de caráter inflamatório, produzida pelo ácaro Demodex canis (D. canis) no cão e Demodex cati no gato. É uma doença comum em cães e rara em gatos.
O Demodex localiza-se principalmente nos folículos pilosos, mas também pode, ocasionalmente, ser encontrado nas glândulas sudoríparas e sebáceas.
A transmissão, em cães, ocorre nos três primeiros dias após o nascimento.

Mas o que realmente a mãe transmite ao filhote?

Segundo as mais recentes pesquisas na área, a mãe transmite a GENÉTICA, o defeito imunológico celular onde a qualidade dos linfócitos T específicos para o combate a este ácaro está prejudicada, ou seja, a imunidade celular específica para combater o ácaro. Não há transmissão horizontal da doença, ou seja, um animal são em contato íntimo com um cão portador de demodécica, não sofre contágio.
O D. canis faz parte da microbiota normal da pele do cão, ou seja, está presente também na pele de cães sãos que não apresentam a doença. São os linfócitos T hígidos, não defeituosos, que garantem a não proliferação do ácaro em animais sãos, ou seja, com uma imunidade celular adequada, sem interferência genética. Importante salientar que nos animais com sarna demodécica não encontramos alterações na imunidade humoral (mediada por anticorpos) pois a resposta de anticorpos contra enfermidades virais ou bacterianas é comprovadamente idêntica a de cães sãos, tanto os vacinados quanto os submetidos a infecções naturais.

Quais os fatores predisponentes?
Muitos fatores podem predispor a manifestação da doença, dentre eles o estresse, o cio, a gestação, as privações diversas (sede, fome, abandono e intempéries), as cirurgias, transportes, mudanças ambientais, perda de companheiros humanos ou peludos e doenças debilitantes como câncer, hepatopatias, parasitismo, hiperadrenocorticismo, imunossupressão e até ansiedade por separação, dentre outros fatores.

Quais as

Relacionados

  • Relatório Zootecnia IF Baiano
    5884 palavras | 24 páginas