SARESP

Páginas: 7 (1742 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA








DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Observação













JUNDIAÍ
2014
AMANDA GONÇALVEZ RA: C04042-8
GABRIELA PARIGI DA SILVA RA: C023IB-8
JULIANA DE FREITA RA: C067AG-8
RENAN DA SILVA FIDELIS RA: C0268A-5
VANESSA CRISTINA DOS SANTOS RA: C1020C-1DESENVOLVIMENTO INFANTIL:
Observação






Trabalho apresentado como parte integrante da disciplina Psicologia do Desenvolvimento: Ciclo Vital, ministrada pela professora Anelise Dias.









JUNDIAÍ
2014
SUMÁRIO



















1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a observação de duas crianças, de três e quatro anos, em seusrespectivos ambientes escolares.
Através dessa observação procurou-se comparar e identificar as ações da criança com as fases de desenvolvimento dessa mesma teoria, buscando uma relação da teoria com a observação prática.
Aos 3 anos a criança atinge a “maior idade”, pois é uma fase marcada pela autonomia de si: aprende a controlar os esfíncteres anais e a bexiga, já adquiriu todos osinstrumentos necessários para formar frases e conversar e o desenvolvimento de maneira geral começa a dar passo mais largos. É uma idade em que a criança torna-se um indivíduo competente, comunicativo e apto para ingressar à escola.
O seu crescimento ainda é baseado na fase motora: os pés são mais firmes e mais ágeis; caminha em posição ereta e é capaz de dar voltas apertadas sem fazer complicadasmanobras. Toda a sua organização motora está mais equilibrada e mais fluida — já não anda com os braços esticados e desordenados, e sim um pouco a maneira do adulto.
Gosta de subir e descer escadas correndo, mas também apreciam atividades que exigem uma delicada coordenação motora, tal como desenhar. Com um maior domínio na coordenação fina, uma criança de 3 anos já consegue abotoar e desabotoar botõese roupas. É capaz de repetir números e consegue contar até três; enumera objetos; tem percepção de três formas diferentes e é capaz de combinar blocos de madeiras e construir torres e pontes.
Escuta palavras com segurança e tem uma maior compreensão das coisas ao seu redor. Gosta se repetir palavras novas — aprendeu com os adultos e os ouve para aprender ainda mais, isto é, ficam ligados em tudoo que é dito. Mesmo tendo um maior desenvolvimento, a fala de uma criança de 3 anos ainda é infantilizada.
Sua noção de tempo ainda é fraca, mas já consegue fazer a distinção entre dia e noite.
A sua hora de acordar é variável, mas não tão diferente do que anteriormente, por volta das 7 e 8 horas. É muito comum acordarem choramingando um pouco e chamam primeiramente pela mãe. Normalmenteacordam manhosas, “preguiçosas” ou cansadas. Após o despertar, a criança fica ainda um pouco na cama e aos poucos mostra-se disposta para qualquer atividade. Apronta-se com entusiasmo e vai em busca de seus brinquedos ou televisão, isso se não for para a escola pela manhã.
No que diz respeito ao sono, a criança normalmente dorme cerca de 10 horas por noite e já fica sozinha no seu quarto (isso se foiacostumada desde pequena desta maneira). Muitos ainda precisam da presença do pai ou da mãe antes de dormir; sendo assim, um deles fica com a criança no quarto até que esta pegue no sono. Aos 3 anos surge a fase da insônia: podem ter sonhos ou pesadelos durante o sono, podem acordar e ir para o quarto dos pais ou acordarem assustadas por estar com vontade de fazer xixi ou por ter feito na camaou fralda.
Quando uma criança insiste em se manter na cama dos pais no período da madrugada, pode ser até razoável ceder à sua exigência, mas avisando-a antecipadamente de que irão levá-la ao quarto depois de adormecer. Este se torna às vezes um período complicado, pois elas acostumam ter muitos medos e insistem em dormir no quarto dos pais.
No que diz respeito ao item alimentação, além de já...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SARESP
  • SARESP
  • Saresp
  • saresp
  • SARESP
  • saresp
  • Saresp
  • Saresp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!