Sarcopenia Intro Sala

520 palavras 3 páginas
Sarcopenia
Resumo
A sarcopenia resulta na perda de massa muscular, o que resulta em uma diminuição do número de fibras musculares, da área transversa do seguimento T, principalmente fibras do tipo II, e aumento da gordura intramuscular.
É provocada por diversos fatores como; distúrbios da inervação, diminuição da atividade física, envelhecimento, anormalidades metabólicas (especialmenteem proteínas, carboidratos, e lipídeos).
O diagnóstico é realizado através de ressonância magnética, tomografia computadorizada, bioimpedância, ultrassonografia.
O predomínio da sarcopenia,varia entre 10% a 30 % em homens de faixa etária dos 60 anos, e em mulheres na faixa dos 50 anos.
Entre 20 e 80 anos de idade, acontece o declíneo na massa muscular, por ações fisiológicas do processo de envelhecimento, isso não resulta em perda de peso, devido a sua substituição por tecido de gordura.
Causas
O envelhecimento natural é associado com o declínio da massa muscular e a conseqüente perda de força e potência muscular, há também queda da capacidade aeróbia, de habilidades físicas funcionais e mudanças no sistema endócrino. Há ainda redução de ingestão e síntese protéicas (responsável pela formação de músculos).
Com a diminuição da força e da potência muscular, declina também a habilidade de desenvolvimento de torques rápidos nas articulações, necessária para atividades rápidas que necessitam de força moderada, tais como recuperar o equilíbrio.

As fraturas são também causas de piora no quadro de imobilização dos idosos. Próteses, principalmente de quadril por fratura fisiológica por osteoporose, são muito representativas nos idosos.
As mudanças na composição corporal do idoso têm importantes implicações epidemiológicas em larga escala. Isso porque, a perda de peso tem nesse grupo um efeito prejudicial na saúde e na condição física equivalente ao ganho de peso.
A desnutrição é um dos fatores que contribuem para essas perdas podendo ser reduzida pelo aumento da ingestão protéica,

Relacionados