sarcoide

Páginas: 6 (1452 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014


INTRODUÇÃO


O sarcoide equino é a neoplasia cutânea mais frequente entre os equídeos. Seu comportamento clínico é localmente agressivo devido à sua capacidade infiltrativa, além de ser refratário a diferentes formas de terapias. Morfologicamente, o sarcoide equino é uma neoplasia predominantemente de tecido fibroso, com origem fibroblástica, não metastatizante, que mostra muitofrequentemente o envolvimento da epiderme, podendo ser reconhecido como um tumor bifásico. Na sua apresentação clínica são reconhecidos vários tipos e subtipos, sendo descritos os tipos oculto, verrucoso, nodular, fibroblástico, Maligno e misto. A etiologia do sarcoide equino esta relacionada à infecção pelos PVB-1 e PVB-2, porém esta neoplasia deve ser considerada como um tumor induzido por vírus com umavariedade ampla de manifestações resultantes de interações entre o agente etiológico, o ambiente e o genoma do hospedeiro. O objetivo deste artigo é traçar um painel tualizado sobre as características epidemiológicas, clínico-patológicas e etiológicas do sarcoide equino (Cremasco ACM., Siqueira JL. Sarcoide equino. Aspectos clínicos, etiológicos e anatomopatológicos. Vet. E Zootec. 2010 jun.;17(2): 191-199).
Nos equinos, dermatopatias são condições frequentes. Nessa espécie, além de causar problemas econômicos, as doenças de pele são um grande problema estético. Depois do cão e do gato, o equino é o animal mais comumente atendido devido a algum Problema dermatológico. Um estudo realizado entre 1962 e 1963 pela British Equine Veterinary Association demonstrou que 2% de todos os equinosencaminhados ao atendimento veterinário na Inglaterra apresentavam problemas de pele como queixa primária da consulta. Outro estudo realizado em 1989 pelos membros da American Association of Equine Practioners revelou que as Doenças de pele são o quarto problema mais comum em equinos dos Estados Unidos. Um estudo retrospectivo (1979-2000) realizado no College of Veterinary Medicine da CornellUniversity demostrou que 4,1% de todos os cavalos examinados na Clínica de grandes animais tinham algum tipo de problema de pele.

CLÍNICA

Existem seis tipos de apresentação clínica reconhecidos, que se correlacionam com a característica histológica da lesão. O tipo oculto ou superficial é caracterizado por áreas circulares alopécicas e rugosas na pele. O tipo verrucoso, como o próprio nomeindica, tem aparência semelhante a uma verruga. O tipo nodular apresenta dois subtipos. As lesões únicas ou os agregados lobulados de massas subcutâneas esféricas correspondem ao subtipo A. Já o subtipo B é representado por nódulos múltiplos com envolvimento cutâneo e não aderidos ao tecido subjacente. O sarcoide tipo fibroblástico possui aparência exofítica fibrovascular, frequentemente lembrandotecido de granulação, sendo que o subtipo um apresenta-se pedunculado enquanto que o subtipo dois apresenta uma base localmente invasiva. O sarcoide do tipo maligno é uma forma agressiva e localmente invasiva com infiltração linfática, resultando em múltiplos cordões de massas tumorais estendendo-se à pele e ao tecido subcutâneo adjacente. Também são reconhecidos tipos mistos que são formasrelativamente comuns e representam lesões que possuem características pertencentes a dois ou mais tipos descritos anteriormente.(Cremasco ACM., Siqueira JL. Sarcoide equino. Aspectos clínicos, etiológicos e anatomopatológicos. Vet. E Zootec. 2010 jun.; 17(2): 191-199).
A transmissão do BPV para o equino e sua patogênese não estão Completamente elucidadas. Ao contrário do que ocorre em bovinos, no equino nãosão observadas partículas virais. Em cavalos a infecção se dá por contato direto ou indireto com bovinos e equinos e as lesões frequentemente correm em locais de feridas ou em locais predispostos a traumas, colocando os mosquitos como vetores na transmissão da doença.
Apenas o contato com o vírus não é suficiente para o desenvolvimento do tumor: pele traumatizada, status imunológico e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sarcóide equino

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!