sapotizeiro

Páginas: 4 (859 palavras) Publicado: 4 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
A planta da espécie Minilkara Zapota, pertence ao reino Plantae por ser autótrofa, filo Tracheophyta por ser avasculares, classa Magnoliopsida por ser dicotiledônea, ordemEricales solos ácidos ou pobres, família Sapotacea por ter fruto comestível, semente oleaginosa e seiva que fornece borracha, gênero Manilkara por ter um tronco resistente e espécie Zapota arvores degrande folhagens perene e galhos e copa compacta.
O sapotizeiro Manilkara zapota(L.) ,conhecido como Sapoti no Brasil, como Zapote em Honduras, Cuba; como Nispero em Repúplica Dominicana, ElSalvador,Costa Rica, Cube, Guiana, Porto Rico, Nicaraguá, Colômbia e Venezuela;como Coisa em Bahamas e como Nesperas na Jamaica e outra partes do Caribe. É originário do sul do México e da AméricaCentral, e cultivado em diversos países, como Tailândia de onde sai a exportação para Europa. No Brasil, a espécie é muito bem adaptada em todas as regiões, destacando-se o Norte e o Nordeste.( Morais,P. L. D. de; L. L. C. de O.; A. R. E.; F. H. A. C.& A A. da S. 2006)
O último inventário de nativo da fruta tropical americana contém 1.100 espécies distribuídas em 282 gêneros e 66famílias (IP-GRI, 2001). No Brasil apresenta cerca de 25% dos gêneros e 15% das espécies desse complexo táxon (Barroso, 1978).
O sapotizeiro é árvore frondosa, nativa do México e da américacentral. Aclimatada no Brasil, atualmente é de ocorrência espontânea. Seus frutos de sabor adocicado são apreciados entre a população do meio rural paulista, que a conhece bem. O vegetal atinge 15 m dealtura, com ramos quase verticais e copa abundante de formato oval. A espécie apresenta seiva pegajosa de aspecto leitoso, sendo empregada na fabricação de chicletes pela indústria alimentícia mexicana. Amadeira é útil em carpintaria. As sementes são diuréticas e digestivas (Pio Correa, 1978). No Brasil, o fruto de sapoti é mais consumido principalmemte na sua forma in natura, mas também é muito...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!