Saponificação do óleo de soja

Páginas: 3 (591 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2014
Ao adicionar 1,5 ml de Óleo de soja e 10 ml de Potassa alcoólica em um tubo de ensaio, este contendo pérolas de vidro, colocou-se em banho-maria à aproximadamente 85ºC por 30 minutos, que começarama ser cotados após 4 minutos de aquecimento, que foi quando começou a ebulição. Com a ebulição constante, o óleo é saponificado obtendo-se uma solução de sais de potássio, de ácidos graxos (sabões) eglicerol.

Figura 1 – Hidrólise alcalina de um triacilglicerol na presença de hidróxido de potássio.
É importante ressaltar que, o aquecimento de qualquer líquido acima de seu ponto de ebuliçãopode provocar superaquecimento e até explosão. Isso pode ser evitado adicionando-se ao líquido, pérolas de vidro (carboneto de silício). Sob aquecimento, as pérolas de vidro liberam uma pequenaquantidade de ar na forma de bolhas assegurando uma ebulição modo uniforme.
Após os 30 minutos, com a solução-mãe ainda quente, que apresentava um aspecto pastoso, pipetou-se 2 mL, colocou-se em outro tubode ensaio (Tubo I) e, avolumou-se até 5 mL com água. Agitou-se a solução de sabão e foi verificada a formação de espuma, o que confirmou a formação de sabão na hidrólise e glicerol, oriunda da reaçãode um éster com uma base forte. A reação de saponificação tem como característica o uso de uma solução alcalina que deve ser adicionada ao óleo levemente aquecido.
Sabões constituem-se de cadeiaslongas. Os sais de potássio dos ácidos carboxílicos de cadeia longa (sabões) são quase totalmente solúveis em água devido a cabeça da estrutura ser polar.

Figura 2 – Estrutura do carboxilato.

Apartir deste teste, transferiu-se alíquotas de 1 mL para outros 2 tubos (Tubo II e Tubo III).
No tubo rotulado como Tubo II, foram adicionados 0,5 ml de Solução de Cloreto de Cálcio a 10% e,observou-se precipitação, pois houve formação de sal insolúvel que tende a precipitação. A adição sal de cálcio em sabão favorece uma reação de substituição de íons potássio por íons de cálcio, existentes na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CARACTERIZAÇÃO DOS TRIACILGLICERÓIS DO OLÉO DE SOJA ATRAVÉS DA SAPONIFICAÇÃO
  • Óleo e saponificação
  • Oleo de soja
  • Oleo de soja
  • oleo de soja
  • Saponificação de óleo vegetal
  • Transesterificação de óleo de fritura e óleo de sója
  • Relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!