Saponificação de óleo vegetal

Páginas: 7 (1714 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
NOME: Livia Iost Gallucci RA: 3809077

RELATÓRIO DE QUÍMICA AMBIENTAL II
AULA EXPERIMENTAL I: Saponificação de óleo vegetal

INTRODUÇÃO
1. Saponificação: a reação que produz sabão
Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. Já a hidrólise básica produziráo glicerol e os sais desses ácidos graxos. Pois bem, esses sais são o que chamamos de sabão. Assim, aquecendo gordura em presença de uma base, realizamos uma reação química que produz sabão. Essa reação, a hidrólise básica de um triéster de ácidos graxos e glicerol, é chamada de saponificação.
O uso de KOH no lugar de NaOH permite obter sabões potássicos, empregados, por exemplo, na fabricação decremes de barbear. Em muitas localidades do Brasil é comum, ainda hoje, encontrar pessoas que fazem o chamado sabão de cinza. Para fabricá-lo, deve-se ferver gordura animal (banha de vaca, por exemplo) ou vegetal (gordura de coco, por exemplo) junto com água de cinzas, também conhecida como lixívia. Após cerca de duas horas de fervura, está pronto o sabão de cinza. Esse processo é o mesmo usadoem fábricas de sabão, sendo a cinza um substituto para o NaOH ou KOH. O caráter básico da água de cinza se deve à presença de carbonato de potássio (K2CO3), que reage com a água dando origem a íons OH–.

2. A glicerina
A glicerina (ou glicerol) é um subproduto da fabricação do sabão. Por esse motivo toda fábrica de sabão também pode vender glicerina. Ela é adicionada aos cremes de beleza esabonetes, pois é um bom umectante, isto é, mantém a umidade da pele. Em produtos alimentícios ela também é adicionada com a finalidade de manter a umidade do produto e aparece no rótulo com o código "umectante U. I.". Outra aplicação da glicerina é na fabricação do explosivo conhecido como nitroglicerina.

Não estranhe se chamamos a nitroglicerina de éster, pois ela é formada pela reação de um ácido(HNO3) e um álcool (a glicerina). Trata-se de um éster derivado de um ácido inorgânico.

Os umectantes, como por exemplo a glicerina, interagem com a superfície do material que se deseja umectar (pele, cabelo, produto alimentício) e também com a água. A interação com a água ocorre por meio de ligações de hidrogênio.

3. A atuação de sabões e detergentes na limpeza
A água por si só nãoconsegue remover certos tipos de sujeira, como, por exemplo, restos de óleo. Isso acontece porque as moléculas de água são polares e as de óleo, apoiares. O sabão exerce um papel importantíssimo na limpeza porque consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com substâncias apoiares. Isso pode ser
entendido analisando sua estrutura.

Podemos dizer que a cadeia apolar de um sabão é hidrófoba(possui aversão pela água) e que a extremidade polar é hidrófila (possui afinidade pela água).
Ao lavarmos um prato sujo de óleo, forma-se o que os químicos chamam de micela, uma gotícula microscópica de gordura envolvida por moléculas de sabão, orientadas com a cadeia apolar direcionada para dentro (interagindo com o óleo) e a extremidade polar para fora (interagindo com a água).
A água usadapara enxaguar o prato interage com a parte externa da micela, que é constituída pelas extremidades polares das moléculas de sabão. Assim, a micela é dispersa na água e levada por ela, o que torna fácil remover, com auxílio do sabão, sujeiras apolares.
O processo de formação de micelas é denominado emulsificação. Dizemos que o sabão atua como emulsificante ou emulsionante, ou seja, ele tem apropriedade de fazer com que o óleo se disperse na água, na forma de micelas.
Os detergentes sintéticos atuam da mesma maneira que os sabões, porém diferem deles na estrutura da molécula. Sabões são sais de ácido carboxílico de cadeia longa, e detergentes sintéticos, na grande maioria, são sais de ácidos sulfônicos de cadeia longa. Atualmente existem muitos outros tipos de detergentes com estruturas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Óleo e saponificação
  • Grau de saponificação de óleos vegetais na flotação seletiva de apatita de minério carbonatítico
  • Oleo vegetal
  • óleo vegetal
  • Óleos Vegetais
  • oleos vegetais
  • óleo Vegetal
  • Saponificação do óleo de soja

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!