Saponácios

Páginas: 2 (356 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Saponácios

2.4.Produção em massa.
Até o advento da revolução industrial, a produção de sabão mantinha-se em pequena escala.
- Andrew Pears iniciou a produção de sabão transparente em 1789, emLondres. E com seu neto, Francis Pears, abriu uma fábrica em Isleworth, na Inglaterra.
- Robert Spear Hudson passou a produzir um tipo de sabão em pó em 1837, socando o sabão com pilão.
-James eWilliam Hesketh Lever compraram uma pequena fábrica de sabão em Warrington (Inglaterra), em 1885, fundando o que ainda é hoje um dos maiores negócios de sabão do mundo, a Unilever. Estes produtoresforam os primeiros a empregar campanhas publicitárias em larga escala ( propaganda).


3. A produção industrial dos sabões.
O processo de obtenção industrial do sabão (saponificação) é muitosimples.
1 - Primeiramente coloca-se soda cáustica( NAOH – HIDROXIDO DE SÓDIO, neutraliza ácidos fortes.É usada na desobstrução de encanamento pôs dissolve gordura. Pode provocar vermelhidão e queimadurasna pele), gordura e água na caldeira com temperatura em torno de 150ºC, deixando-as reagir por algum tempo (± 30 minutos).
2- Após adiciona-se cloreto de sódio(NACL- SAL DE COZINHA) - que auxilia naseparação da solução em duas fases. Na fase superior encontra-se o sabão e na inferior, glicerina (líquido viscoso, incolor e adocicado. Pode ser usada para produzir dinamites, frutas em conserva,lubrificantes, pomadas, sabonetes**. Para pessoas com pele sensíveis recomenda-se usar sabonetes a base de glicerina, já que possui poucas toxinas e não causa reação alérgica. EX: creme de barbear),impurezas e possível excesso de soda.

Glicerídeos são ésteres de glicerol com ácidos graxos. Os glicerídeos são óleos ou gorduras.
OBS: Se for usado o hidróxido de sódio (NAOH) gera um sabão maisconsistente . E se for usado o hidróxido de potássio(KOH) gera um sabão mole, também conhecido como “sabão de potássio”.

3- Nesta etapa realiza-se uma eliminação da fase inferior, a fim de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!