SANTOLIN, Rodrigo Bruno. Aglomerações Industriais sob a Ótica da Sustentabilidade

2359 palavras 10 páginas
SANTOLIN, Rodrigo Bruno. Aglomerações Industriais sob a Ótica da Sustentabilidade. Dissertação de Mestrado: PPGEP/UFRGS, Porto Alegre, 2014.

Aglomeração industrial
De acordo com Maillat (2002) existem Aglomerações Industriais Territoriais, que são aquelas as quais empresas se unem por decorrência da concorrência ou competição do mercado, considerando que elas se situam em um determinado território (localização geográfica), com perímetro definido, tendo uma importante relação com ele. Essas empresas têm uma organização de rede (estrutura horizontal). Mas também, Aglomerações Industriais Funcionais ou Aglomeradas - que são aquelas as quais as empresas desenvolvem produtos semelhantes e complementares entre si, e diferente da anterior, não tem relação direta com o território. Assim, está intimamente associada ao produto. Essas empresas têm organizações de base hierárquica (estrutura vertical), disseminadas no tecido geográfico, cada uma com sua função.
Reforçando o conceito, podemos citar os estudos de Schmitz e Musyck (1993) que associam às definições de aglomerações industriais através do seu comportamento em relação ao território. Desta maneira os aglomerados industriais territoriais, seriam aqueles que teriam uma área geográfica determinada, características de setorização, predominando pequenas e médias empresas, reafirmando a concorrência e cooperação entre elas, e a criação de uma identidade cultural e social (empregadores e funcionários).
Também podemos citar Gereffi (1999) que trabalha com os conceitos de aglomerações industriais funcionais que tem por propriedade uma gestão territorial difundida, mas conectada entre si. Caracterizadas por empresas que realizam serviços de coordenação, entre outras mais complexas, com a produção de diferentes resultados, mas que se interligam (correlacionam).
Sob a ótica de Maskell (2001) quando tratamos da dimensão horizontal podemos descrevê-la como aquela composta por indústrias que trabalham com atividades

Relacionados