Santo Agostinho

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Santo Agostinho
Aureliano Agostinho (354-430) nasceu em Tagaste, província romana situada na África, e faleceu em Hipona, hoje localizada na Argélia. Nessa ultima cidade viria a ocupar o cargo de bispo da Igreja Católica.
Em sua formação intelectual, Agostinho, professor de retorica em escolas romanas, despertou para a filosofia com a leitura de Cicero. Posteriormente, deixou-se influenciar pelomaniqueísmo, doutrina persa que afirmava ser o universo dominado por dois grandes princípios opostos, o bem e o mal, em uma incessante luta entre si.
Mais tarde insatisfeito com o maniqueísmo, passou a lecionar em Roma e posteriormente em Milão. Nesse período entrou em contato com o ceticismo e, depois, com o neoplatonismo, movimento filosófico do período greco-romano, desenvolvido por pensadoresinspirados em Platão, que se espalhou por diversas cidades do império romano, sendo marcado por sentimentos religiosos e crenças místicas.
Cresceu e aprofundou-se então em Agostinho uma grande crise existencial, uma inquietação quase desesperada em busca do sentido para a vida. Foi nesse período critico que ele se sentiu extremamente atraído pelas pregações de Santo Ambrósio, bispo de Milão.Pouco tempo depois, converteu-se ao cristianismo, tornando-se seu grande defensor pelo resto da vida.
Agostinho foi o primeiro a usar o conceito de livre-arbítrio, como faculdade da razão e da vontade, em sua obra De libero arbítrio voluntatis (sobre a livre escolha da vontade). No sentido ético. Livre arbítrio significa liberdade de indiferença, por meio da qual o sujeito age pela força de suavontade, independentemente dos constrangimentos que sofre. Em seu livro confissões, Agostinho relata a luta interna que culminou com a sua conversão ao catolicismo, depois de ter levado uma vida por ele considerada dissoluta. A vivência dos conflitos de uma consciência atormentada pela noção do pecado o fez exaltar o poder da vontade. Ou seja, se a razão conhece, é a vontade que decide e escolhe o quecaracteriza o voluntarismo da sua teoria, em oposição ao intelectualismo de Sócrates. Mas, como cristão, realça o poder da graça divina que o auxilia a escolher o bem e rejeitar o mal.
Em sua obra, argumenta em favor da supremacia do espirito sobre o corpo, a matéria. Para ele, a alma teria sido criada por Deus para reinar sobre o corpo, dirigindo-o para a prática do bem. O pecador, entretanto,utilizando-se do livre arbítrio, costumaria inverter essa relação, fazendo o corpo assumir o governo da alma. Provocaria, com isso, a submissão do espirito à matéria, o que seria, para Agostinho, equivalente a subordinação do eterno ao transitório, da essência à aparência. A verdadeira liberdade estaria na harmonia das ações humanas com a vontade de Deus. Ser livre é servir a Deus, diz Agostinho,pois o prazer de pecar é a escravidão.



Principais Obras

Da Doutrina Cristã (397-426)
Uma introdução cultural a Bíblia, foi muito importante na formação da cultura ocidental.
Confissões (397-398)
Um livro autobiográfico de Santo Agostinho em que ele fala como era sua vida antes de sua conversão.
A Cidade de Deus (413-429)
Fala sobre a historia da humanidade dividida em doisamores (o amor próprio ate chegar a menosprezo de Deus. E o amor a Deus, ate chegar ao menosprezo de si mesmo.)
Da Trindade (400-416)
Obra feita em quinze livros sobre o núcleo principal da fé cristã.
Retrataçoes
Livro em que já idoso santo agostinho faz uma revisão de toda sua obra escrita.
De Magistro

























São Tómas De Aquino

A filosofia de Tómas de Aquino (1226-1274) – otomismo – parede ter nascido com objetivos claros: não contrariar a fé. De fato, sua finalidade era organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo. Assim, reviveu em grande parte o pensamento aristotélico em busca de argumentos que explicassem os principais aspectos da fé cristã. Enfim, fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da religião...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santo Agostinho
  • Santo Agostinho
  • Santo agostinho
  • Santo Agostinho
  • santo agostinho
  • Santo agostinho
  • santo agostinho
  • Santo Agostinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!