SANTO AGOSTINHO

Páginas: 34 (8481 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2014
Santo Agostinho
Santo Agostinho nasceu em Tagaste na Numídia, próximo a Catargo, no ano de 354, portanto era Africano, convivia em meio a uma realidade diversificada pela presença do império romano cristianizado, e de uma cultura herege e pagã dos nativos da região. Filho de Patrício, magistrado e pagão, homem conhecido por possuir inflamada sensualidade, e temperamento violento; sua mãe SantaMônica, ao contrário de seu pai, era considerada mulher de grande virtude e profundo espírito cristão.
O filósofo é conhecido por ser uma das figuras mais interessantes de seu tempo, possuindo uma personalidade original e de extrema riqueza que impressionou o mundo, através de suas celebres obras.
O jovem Agostinho inicia seus estudos ainda em sua terra natal, e aos dezesseis anos vai para acidade vizinha Catargo, lá se apaixona por uma mulher e tem seu primeiro filho, Adeodato. Na mesma época inicia sua jornada filosófica ao ler a obra de Cícero, Hortensio. Tomado por uma vontade de revelação da verdade, busca nas escrituras sagradas uma resposta para o problema filosófico, contudo, se vê frustrado e parte para a leitura maniqueísta para saciar o seu desejo. O dualismo proposto pelomaniqueísmo atraiu Agostinho, que convivia com uma situação parecida em sua vida particular, sempre situado em meio ao bem e o mal, passando por toda sua existência a conviver com a luta entre estes dois princípios inconciliáveis, a seita maniqueísta possui assim um dualismo ontológico-cosmológico que demonstra a realidade com um elemento de salvação.
Após este período, Agostinho começou alecionar retórica, e iniciou os estudos em astrologia e filosofia. Parte para Milão, local este, que marca o inicio do processo de conversão do filósofo ao cristianismo, e o abandono da seita maniqueísta.
A seita maniqueísta pregava que o mal provinha de Lucífer (Satanás), tratava-se de um ser semelhante a Deus e fonte de todo o mal. Santo Agostinho pretende contrapor essa idéia, pois, para ofilósofo, só há Deus. Inexistindo outra entidade que esteja igualdade a Deus e que dê movimento ao mal. Nas palavras de Agostinho: “Em, absoluto, o mal não existe nem para Vós nem para as vossas criaturas, pois nenhuma coisa há fora de Vós que se revolte ou que desmanche a ordem que lhe estabelecestes.”(AGOSTINHO, Santo. Confissões. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p.188)
Em 386 Agostinho se converte, apósuma crise de choro e tomado por um sentimento de angústia e arrependimento, desgraçado consigo mesmo, escutou uma voz infantil que lhe disse: “Tolle, lege”, toma e lê. Neste momento, Agostinho pega em suas mãos o Novo Testamento e ao abri-lo se depara com o livro de Romanos, escrito pelo apóstolo Paulo, em uma passagem que aludia à vida de Cristo ante às vontades carnais, no mesmo momentosente-se transformado e sua vida nunca mais foi a mesma. A partir de então, o filósofo passa a dedicar sua vida inteiramente a Deus e sua atividade teológica e religiosa. Agostinho morreu aos 76 anos de idade em Hipona no ano de 430.
A filosofia Agostiniana e a influência Platônica
Autor de diversas obras importantíssimas para a filosofia e teologia, Agostinho expôs em seus livros extrema contribuiçãoà dogmática cristã e à teologia, bem como, significativa contribuição para a conformação de seu pensamento filosófico que perdurou até Hegel, influenciando diversos filósofos e pensadores da época.
Santo Agostinho busca na filosofia helênica, sobretudo nas ideias propostas pelos neo-platônicos, de Plotino e Porfírio, uma aproximação entre o patrimônio filosófico grego ao cristianismo, isto é, ofilósofo tratou de fazer uma adaptação das contribuições filosóficas helênicas às necessidades filosóficas da dogmática cristã. Trata-se de uma contribuição ímpar para a teologia, sobretudo no que tange à fixação dos dogmas, bem como, para a metafísica, posteriormente.
Para avançarmos no tema a ser discutido no presente trabalho, antes, faz-se mister expor o problema central da filosofia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santo Agostinho
  • Santo Agostinho
  • Santo agostinho
  • Santo Agostinho
  • santo agostinho
  • Santo agostinho
  • santo agostinho
  • Santo Agostinho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!