santa ceia

Páginas: 5 (1226 palavras) Publicado: 24 de julho de 2013
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA EM SÃO LUÍS
CURSO LIVRE EM TEOLOGIA


NOME DO ALUNO






O BATISMO CRISTÃO E A CEIA DO SENHOR









São Luís
2012
NOME DO ALUNO








O BATISMO CRISTÃO E A CEIA DO SENHOR

Trabalho apresentado à disciplina Administração Eclesiástica do Curso de Teologia, do Seminário Teológico Batista em São Luís, para obtenção de nota.Orientador: Prof. Joel Ramos.







São Luís
2012




1 INTRODUÇÃO

“foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado: e eis que eu estou convosco até a consumação dos séculos”. (MATEUS 28.18-20)
O que estariana mente de Jesus quando proferiu a palavra “batizar” na grande comissão? Como a igreja entendeu essa ordem? Qual a compreensão que devemos ter hoje do batismo para sermos fiéis na interpretação e pratica do batismo cristão? Quem pode ser batizado? Quem tem autoridade para batizar? Qual os significado do batismo cristão? Qual a forma bíblica do batismo? Comecemos pela última pergunta.

2 FORMA DEBATISMO

Do verbo grego bapto, “submergir, mergulhar” na forma intensiva baptizo, fazer mergulhar, fazer imergir, submergir, surge o substantivo baptismo, imersão, o ato de mergulhar e baptismo imersão, o batismo. No grego clásssico assim como no grego contemporâneo, bapto tem o sentido de a) mergulhar, imergir, b) molhar, umedecer, c) tingir (mergulhar o pano em tinta), d) tirar água(mergulhar o vaso), e) temperar o ferro (mergulhar o ferro incandescente em água). Além do sentido de mergulhar, baptizo significa também “fazer parecer” devido a pena de morte por afogamento ou afundar.

3 SIGNIFICADO DO BATISMO CRISTÃO

Três maneiras de interpretar teologicamente o significado do batismo, com algumas variantes, podem ser encontradas nas igrejas cristãs:
SACRAMENTALISTA- crê que obatismo é um ato sagrado que confere a graça de apagar o pecado original, removendo a culpa e regenerando o pecador independente da condição do batizador e da crença do batizando, ou seja, ex opere operato. Atribui ao oficiante uma autoridade sobrenatural e condiciona o direito a salvação ao batismo. Desse modo, surge a aspersão como sendo indispensável, pois em muitos casos a imersão seriaimpossível. Essa posição decorre de outro sacramento das ordens sacerdotais que , segundo a doutrina católica confere ao sacerdote poderes sobrenaturais.
PRÓ- SACRAMENTALISTA- Crê que há uma benção especial no batismo, independente da sua forma, ainda que o batismo não seja essencial para a salvação. O batismo de criancinhas é um ritual pró-sacramentalista. Abençoa o individuo apesar da impossibilidadeda sua fé.
Passagens bíblicas nas quais pretendem basear-se as posições acima:
Marcos 16.16- “Quem crê e for batizado será salvo, mas quem não crê será condenado”. O mesmo texto informa que a base para a condenação não é não ser batizado, mas não crê, além de estabelecer uma ordem: primeiro a fé, depois o batismo.
João 3.5, “Se alguém não nascer da água e do espírito, não entrar no reino deDeus.” É evidente que Jesus não está falando do batismo, mas do “nascer de novo”. Interpretar este “nascer da água” como sendo o batismo é uma violência exegética. Pode haver várias maneiras de entender “nascer da água”, mas todas as evidencias contextuais vedam a ideia de que se trata do batismo, pois se fosse o caso, o “nascer do espírito” teria que preceder o “nascer da água” para validar obatismo. Temos também (Tito 3.4.5 (Atos 22.16).
A interpretação do batismo como sacramento anula a doutrina da salvação pela graça mediante a fé e confere ao homem o poder que é exclusivo de Deus, mediante o sangue de Jesus: purificar pecados e gerar novas criaturas.
SÍMBOLO E TESTEMUNHO- Em 1 Pedro 3.21 temos o batismo tomado como figura da salvação. Ao simbolizar a morte ressurreição do batizando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Santa Ceia
  • Santa Ceia
  • Santa Ceia
  • Santa Ceia
  • santa ceia
  • Santa Ceia Lutero
  • A verdade sobre a santa ceia
  • Leonardo da Vinci e a Santa Ceia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!