Sangue

Páginas: 4 (913 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013
Glóbulos vermelhos
Os glóbulos vermelhos também são denominados eritrócitos ou hemácias, produzida na medula óssea vermelha dos osso, são as mais numerosas celulas sanguineas, não possue núcleo etem a forma de discos côncavos de ambos os lados. Sua coloração se dá a presença do pigmento hemoglobina. As hemácias tem como função o transporte e a distribuição dos gases respiratórios em todas aspartes do corpo. Tem duração de cerca de 90 a 120 dias, após esse tempo envelhecem, são retiradas do sistema pelo fígado e pelo baço, e na própria medula óssea são repostas.





Glóbulosbrancos

Denominados de glóbulos brancos ou leucócitos, palavra de origem grega onde Leuco significa “branco” e cito “celula”. São células responsáveis pela defesa do organismo, no sangue há vários tiposde diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo, eles são: os neutrófilos (defesa contra bactérias e fungos, fazem a fagocitose), os monócitos (responsáveis pela proteção dos tecidos, mantem ostecidos longe de corpos estranhos), basófilos (participam dos processos alergicos produzindo histomina e heparina) e linfócitos (responsável por coordenar a função de defesa). Os leucócitos sãomaiores que as hemácias, defesa por meio de fagocitose e produção de anticorpos. O tempo de vida varia, podem durar horas ou até dias.




Plaquetas

As plaquetas não são células, são apenasfragmentos celulares, originadas de células da medula óssea que atuam na coagulação do sangue. A formação de coágulos se dá quando filamentos de uma proteína do plasma formam uma espécie de rede e impedem apassagem do sangue, o coágulo evita hemorragia. A medida que o vaso sanguíneo vai cicatrizando, o coágulo seca e é reabsorvido pelo organismo.

Grupos sanguíneos
Os grupos sanguíneos sãoconstituídos por antígenos que são a expressão de genes herdados da geração anterior. Quando um antígeno está presente, isto significa que o indivíduo herdou o gene de um ou de ambos os pais, e que este gene...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sangue
  • Sangue
  • Sem sangue
  • Sangue
  • Sangue
  • Sangue
  • Sangue
  • O sangue

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!