SANGUE FLUXO - LAMINAR E TURBULENTO

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2015
SANGUE FLUXO - LAMINAR E TURBULENTO  
Você provavelmente já viu um rio correndo lento, tranqüilo e quietamente e uma correnteza, turbulenta, ruidosa. O primeiro tipo de rio é análogo ao fluxolaminar ou fluxo de linha de corrente que está presente na maioria vasos sangüíneos. O segundo é semelhante ao fluxo turbulento encontrado em alguns poucos lugares no sistema circulatório, por exemplo, ondeo sangue está fluindo rapidamente para as válvulas do coração.  
Uma característica importante do fluxo laminar é que é silencioso. Se todo o fluxo de sangue fosse laminar, pouca informação poderiaser obtida do coração com um estetoscópio. Os sons do coração ouvidos com um estetoscópio são causados principalmente pelo fluxo turbulento. Alguns dos sons vêm da abertura e fechamento das válvulas docoração. Durante uma medida de pressão sangüínea, a constrição produzida pelo pressão da bolsa no braço produz um fluxo turbulento e as vibrações resultantes que podem ser detectadas com oestetoscópio na artéria braquial.  
No fluxo laminar o sangue que está em contato com as paredes dos vasos sangüíneos é essencialmente estacionário, a camada de sangue próximo à camada externa está movendo-selentamente, e camadas sucessivas movem-se mais rapidamente da mesma maneira que a água no meio de um fluxo tranqüilo move mais rapidamente que a água  

Figura 8.14. Fluxo de Sangue nos Vasos. (a) Nofluxo laminar na maioria dos vasos há uma maior velocidade no centro como indicado pela seta mais longa. (b) A distribuição de glóbulos vermelhos não é uniforme; eles estão mais concentrados no centrode modo que o sangue que flui nas artérias menores tem uma porcentagem menor de glóbulos vermelhos que o sangue na artéria maior. 
OBS: ESSA SERIA A PARTE ONDE FICARIA OS MATERIAIS USADOS, E COMO FOIUSADO E METADOS, AQUI ESTÁ UM POUCO SE AJUDAR.
PRESSÃO SANGÜÍNEA
A pressão sangüínea é medida com o esfigmomanômetro, que consiste de uma coluna de mercúrio com uma das extremidades ligada a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RELATORIO DE DETERMINAÇÃO DO FLUXO LAMINAR E TURBULENTO
  • Fluxo Laminar
  • Escoamento Laminar e Turbulento Conclusao
  • Relatorio Escoamento Laminar Turbulento
  • Escoamento Laminar e Turbulento
  • Escoamento Laminar e Turbulento
  • Fluxo Laminar
  • Escoamento laminar e turbulento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!