saneamento basico

Páginas: 9 (2148 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014
INSTITUTO FEDERAL DE BRASILIA
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE A DISTÂNCIA
Eder Marcio Jesus da Silva
Euverlani dos Santos Araujo
Terenciana Machado Diniz




ATIVIDADE SUPERVISIONADA MODULO I - ETAPA I
SANEAMENTO BÁSICO NO DISTRITO FEDERAL













Brasília-DF
Setembro/2014



Eder Marcio Jesus da Silva
Euverlani dos Santos Araujo
Terenciana Machado DinizATIVIDADE SUPERVISIONADA MODULO I ETAPA I
SANEAMENTO BÁSICO











Brasilia-DF

2014





Introdução
O saneamento básico é um tema dos mais importantes na conjuntura atual de preocupação com o meio ambiente, ainda mais levando-se em conta que a maior parte da população no Brasil encontra-se concentrada nas regiões urbanas.
Com o adensamento populacionalde tais regiões há uma maior demanda por recursos naturais (agua, alimentos, energia) para consumo e para absorção dos dejetos das atividades humanas. Por exemplo, muitas vezes os mesmo cursos de agua são fontes de alimentação e destino de dejetos urbanos, quer estejam tratados ou não.
Desse ângulo fica claro que pelo fato de os ecossistemas estarem sempre integrados é imprescindível o cuidadocom a destinação dos residuos, uma vez que as fontes utilizadas - se poluídas- afetarão a qualidade de vidas das mesmas pessoas que contribuíram para o seu desgaste e deterioração.
Cada época tratou do saneamento com as tecnologias que possuía, uns se preocuparam mais que os outros no tocante à higiene e à saúde. Porém, neste momento atual, mais do que saúde e higiene, o saneamento tem sido ligadoàs questões de preservação de fontes aquíferas e de conservação dos solos e da fauna e flora.
Nesse sentido, cabe compreender um pouco da situação atual brasileira no tocante a este assunto.
Desenvolvimento
1 - Um breve histórico do saneamento no mundo e no Brasil
As medidas de saneamento ocorrem desde a Idade Antiga, como por exemplo a construção de diques e de canalizações superficiais esubterrâneas. Em Roma, haviam canalizações que serviam a quem pudesse pagar por elas. Na Grécia, as pessoas enterravam as fezes ou afastavam das residências.
Já na Idade Média a agua era usada para as atividades econômicas: moagem, tecelagem, tingimento.No ano de 1425 surge o primeiro texto com instruções de hidráulica, saneamento e gestão das aguas.
Na Idade Contemporânea surge a máquina a vapor(1726), que vai causar um enorme impacto na produtividade quanto no meio ambiente. Também surgem iniciativas na Franca para coibir a poluição de cursos de agua (1829), inclusive passiveis de punição com multa ou prisão.
Em meados do século XIX inicia-se a implantação do saneamento, administração e gestão de serviços públicos. Em 1842, estudos de Edwin Chadwik fornecem a base para as relações entresaneamento público e saúde - iniciando ações de medicina preventiva
No Brasil (século XVIII), as aguas vinham de chafarizes e fontes próprias, e as vilas eram as responsáveis pela captação e distribuição dos recursos hídricos. Os dejetos e o lixo produzido eram responsabilidade de cada uma das famílias.
Durante a primeira república, o Rio de Janeiro foi a quinta cidade no mundo a ter um sistemade coleta de esgoto moderno - o qual foi concluído em 1864. Na década de 1950 surgem os problemas com a degradação dos recursos hídricos devido ao processo de industrialização e de urbanização, a conflitos sociais e aumento da pobreza, a má qualidade de vida, à concentração populacional e à exploração incessante dos recursos naturais.
Na década de 1970 houve a criação do PLANASA e das CompanhiasEstaduais de Saneamento Básico (CESBs).

2 - Situação atual no mundo e no Brasil
Aproximadamente 1 bilhão de pessoas possuem água potável e até o meio deste século 2 bilhões irão sofrer com a falta de agua. Seis mil crianças morrem diariamente de doencas relacionadas à qualidade de agua e da falta de saneamento.
Quatro quintos de todas as enfermidades ainda são relativas à falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saneamento Básico
  • Saneamento basico
  • Saneamento básico
  • Saneamento Basico
  • Saneamento Básico
  • Saneamento básico
  • saneamento basico
  • Saneamento basico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!