Saneamento básico

Páginas: 5 (1141 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
Desde a Antiguidade o homem aprendeu, por sua própria experiência, que a água suja, o lixo e outros resíduos podiam transmitir doenças, então começou a adotar medidas para dispor de uma água limpa e livrar-se dos detritos. Surgindo assim o saneamento básico. Sanear vem do latim sanu: tomar saudável, tomar habitável, higienizar, limpar.
Os primeiros sistemas de esgotos visavam apenas aoescoamento pluvial, não existindo assim redes de esgotos domésticos. Em virtude da importância da água para a vida humana, as cidades tendiam a se instalar próximo às margens de rios e o padrão seguido pelo homem, durante esse período, favorecia à constante poluição destes rios, pois era comum o lançamento de dejetos e lixo nestes locais, o que influenciava a constante mudança dos moradores e a repetiçãodesse padrão nos novos locais de domicílio.
Houve, no entanto, exceções, como por exemplo, as cidades de Harappa e Mohenjo Daro, no vale da Índia, nas quais foram encontrados vestígios, datados com mais de 3000 anos a.C, de ruas pavimentadas e sistemas de canalização de esgotos subterrâneos e a existência de banheiros com esgotos nas residências.
Dentre as práticas sanitárias destinadas àpopulação, talvez umas das que mais se destacaram, na idade Antiga, foram as construções de aquedutos para o banho público na Europa, sobretudo em Roma. Na América do Sul foram encontradas em ruínas da civilização Quíchua de redes de esgotos e drenagem de áreas afetadas por enchentes, sinalizando o possível conhecimento dessa sociedade em conhecimentos de engenharia sanitária. No palácio de Cnossos, nailha de Creta, existiam sistemas de drenagem com coletores das águas residuais, essas eram despejadas em locais distantes da população.
Em cidades como Babilônia, Jerusalém e Bizâncio haviam redes de drenagens construídas, mas segundo Fernandes (1997) a quantidade insuficiente colaboraram para que essas cidades se tornassem conhecidas pelos seus odores desagradáveis.
Fernandes (1997) aponta quedurante o período medieval ocorre certa estagnação nas práticas sanitárias urbanas. As ruas das cidades medievais não eram pavimentadas, não possuíam sistema de drenagem, o lixo e dejetos eram despejados nas ruas. Na Europa cidades como Paris, Praga e Nuremberg foram umas das primeiras a retomarem a construção de sistemas de drenagem pluviais e águas servidas, isso ocorreu no final do século XII, massó a partir do século XIV que surgem as primeiras leis relacionadas ao controle e uso de serviços.
Durante os séculos XVI e XVIII, o saneamento básico sofre um período de transição havendo um desenvolvimento no processo de abastecimento de água o qual passa a utilizar a máquina a vapor para o seu bombeamento. Com a revolução industrial as ruas começaram a ser pavimentadas, serviços deiluminação, drenagem e encanamento de água começam a ser oferecidos. Ocorre também a disseminação de peças sanitárias com descarga hídrica, porém os esgotos eram lançados nos leitos das ruas o que influenciou no processo de contaminação do solo e de lençóis freáticos. Para solucionar o problema algumas cidades como Paris buscaram utilizar fossas domésticas as quais pela ausência de manutenção adequada,poluíram águas de poços e fontes de abastecimento da população o que gerou problema de diversas doenças.
As águas de esgotos também eram eliminadas por canais que atravessavam as cidades, no entanto esses canais eram destinados para as águas pluviais drenadas as quais eram depositadas em rios, o que transformou os rios das grandes cidades em grandes esgotos a céu aberto. Os resíduos produzidos pelasindústrias que eram despejados nas águas serviam para agravar os problemas de saúde pública. Houve então o retorno de epidemias como cólera e febre tifoide as quais foram à causa de morte de muitas pessoas. Nesse período cientistas descobriram que muitas doenças infecciosas poderiam ser causadas por microrganismos. As autoridades começaram a perceber a relação existente entre a sujeira e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Saneamento Básico
  • Saneamento basico
  • Saneamento básico
  • Saneamento Basico
  • Saneamento Básico
  • Saneamento básico
  • saneamento basico
  • saneamento basico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!