Saneamento básico no rio de janeiro

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2012
SANEAMENTO BÁSICO NO RIO DE JANEIRO

Amanda Carlos de Souza*
Fábio Augusto Barroso de Moraes**
Isabelle Maciel Lima***
Klarissa Salgado dos Santos****
Raylana Franco Suares*****

RESUMO
O artigo tem como proposta explanar sobre o saneamento básico na cidade do Rio de Janeiro, abrangendo desde seu contexto histórico até os dias atuais, isto é, desde que o conceito de saneamento básicotornou-se importante e necessário na cidade, em meados do século XIX, até os dias atuais, em que continua sendo importante e ainda é um problema que não foi sanado inteiramente na cidade.

Palavras-chave: Saneamento Básico; Rio de Janeiro; problema.

ABSTRACT
The article aims to explain about the sanitation in the city of Rio de Janeiro, ranging from its historical context to the present day,that is, since the concept of sanitation has become an important and necessary in the city in mid-century century, until today, that is still important and still is an issue that was not fully resolved in the city.

Keywords: Sanitation; Rio de Janeiro; problem.

INTRODUÇÃO
Saneamento básico é conceituado por ser um conjunto de medidas adotadas que visam proporcionar uma situação higiênica esalubre para os habitantes de uma cidade. Porém não é fácil proporcionar estas condições para os habitantes de uma cidade.
O Rio de Janeiro é a segunda maior cidade do Brasil e é umas das mais antigas também, porém seus problemas quanto ao saneamento básico não são de hoje, eles vem percorrendo desde o período colonial e apesar de hoje não serem preocupantes como eram naquela época, nunca deixou deser um assunto de suma importância, pois faz parte dos direitos humanos, uma pessoa ter condições a uma boa higiene e a saúde.
A seguir, será explanado sobre o saneamento básico no Rio de Janeiro desde meados do século XIX até os dias atuais.

1 CONTEXTO HISTÓRICO
Saneamento Básico sempre foi um problema para as cidades de grande porte como o Rio de Janeiro, mas só houve uma preocupaçãomaior com esta questão durante o período Republicano, que se inicia nas últimas décadas do século XIX, em meados do ano de 1889.
Após a Proclamação da Republica, o Rio de Janeiro, que era a capital do país naquele momento, começava a ter problemas de proliferações de doenças causadas por falta de saneamento básico, que foi reflexo de uma cidade que não estava preparada para seu crescimentopopulacional que vinha ocorrendo desde a vinda da Família Real para o país, em 1808, e no período Republicano, este crescimento demográfico agravou-se mais, pois as imigrações foram se tornando mais constantes e desordenadas.
Antes desse período, foram realizadas algumas tentativas frustradas de ser dar um destino final para o esgotamento da cidade. Como uma dessas tentativas, podem-se citar os “tigres”,que eram escravos que durante o período noturno carregavam toneis de dejetos das habitações até o mar. (MARQUES, 1995).
Com o aumento da população e consequentemente da pobreza, aumentaram o numero de moradias coletivas, os chamados cortiços, que não proporcionavam nenhuma condição salubre de moradia e higiene, o que fez com que se proliferassem pela cidade, e principalmente, nesses lugares,animais como ratos, mosquitos, baratas e insetos. A proliferação desses animais fizeram com que houvesse um surto de doenças, como a cólera, a varíola, a febre amarela e até mesmo a peste, tendo em vista que esses animais são os transmissores ou vetores dessas doenças.
Além das doenças causadas por falta de saneamento básico, ainda haviam as doenças sexualmente transmissíveis. Como os bordéis eram umgrande atrativo para os homens de poder daquele tempo, traziam-se prostitutas da Europa e juntamente com estas vieram essas doenças que não haviam como serem evitadas por não haver naquele momento nenhum tipo de prevenção.
Foi neste período que chega ao Rio de Janeiro o médico e pesquisador Oswaldo Cruz, que junto com uma junta médica, desenvolve uma vacina contra a febre amarela e a varíola....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto de Pesquisa
  • LEI Nº 11.445, DE 5 DE JANEIRO DE 2007 SANEAMENTO BÁSICO
  • Saneamento Básico
  • Saneamento Básico
  • Saneamento basico
  • Saneamento básico
  • Saneamento Basico
  • Saneamento Básico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!