sandrele

Páginas: 15 (3744 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014

 UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE
ENVILLY DE LIMA FERREIRA






SB BRASIL 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
RESULTADOS







Curso de Odontologia, disciplina;
Odontologia na Comunidade – SB BRASIL 2010
Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, Resultados
Prof° : Eufrasia Cadorin









RIO BRANCO –ACRE
2013
 
ENVILLY DE LIMA FERREIRA
















SB BRASIL 2010 - Pesquisa Nacional de Saúde Bucal
RESULTADOS








 












Rio Branco – ACRE
2013




Sumário






Resumo
Palavra-chave
1 - Introdução
2 - Objetivos
3 - Método
3.1 - Características da pesquisa
3.2 - Plano Amostral
3.3 - Condições pesquisadas
3.3.1 -Cárie dentária
3.3.2 - Condição periodontal
3.3.3 - Traumatismo dentário
3.3.4 - Oclusão dentária
3.3.5 - Fluorose dentária
3.3.6 - Edentulismo (Uso e necessidade de prótese)
4 - Resultado
5 - Considerações finais
6 - Bibliografia
7 - Anexos


















Resumo:
A Pesquisa sobre as Condições de Saúde Bucal da População Brasileira (SB Brasil 2003)foi a mais abrangente pesquisa sobre as condições de saúde bucal realizada no Brasil até hoje. Métodos de amostragem probabilística foram utilizados para assegurar que os dados coletados representariam a população das faixas etárias escolhidas nas cinco regiões do Brasil. No entanto, isso não foi possível, pois o processo de amostragem da pesquisa não foi finalizado. Sua conclusão pressupõe ocálculo dos pesos amostrais e a identificação das demais variáveis estruturais da amostra (estratos de seleção e unidades primárias de amostragem). Este artigo descreve o desenho de amostra desta pesquisa, formula as probabilidades de inclusão nos diversos estágios de seleção e propõe estratégias de cálculo dos pesos amostrais. A solução para determinar os pesos amostrais e identificar as demaisvariáveis estruturais da amostra, proposta no artigo, parte da recuperação de informações que deveriam ter sido registradas nos relatórios produzidos durante a pesquisa de campo e, em sua ausência, em informações disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e no Ministério da Educação, como aproximações válidas.

O objetivo de conhecer a situação de saúde bucal da população brasileiraurbana em 2010, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e dos serviços perante o Sistema Único de Saúde e manter uma base de dados eletrônica para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal. Aborda vários temas como a cárie dentária, Condições periodontal, traumatismo dentário, fluorose dentária.
A cárie dentária é uma doença infecciosa e transmissível. Ela é adestruição localizada dos tecidos dentais produzida por esse ataque, o que ocasiona nos dentes a presença de uma cavidade que progride em tamanho, até destruir todo o dente, se não tratada a tempo.

Os fatores de virulência podem ser definidos como as características que tornam um microrganismo patogênico. Assim, o estudo dos fatores de virulência de bactérias cariogênicas tem contribuído paraa compreensão dos mecanismo moleculares da patogenia da cárie.







A Doença periodontal é uma doença infecto-inflamatória que acomete os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Doença periodontal é um conjunto de condições inflamatórias, de caráter crônico e de origem bacteriana que começa afetando o tecido gengival e pode levar,com o tempo, à perda dos tecidos de suporte dos dentes.
O traumatismo dentário é considerado pela OMS, como um problema de saúde pública, sendo estudado por vários pesquisadores em nível nacional e internacional.
Pode ser definido como uma agressão térmica, química ou mecânica sofrida pelo dente e estruturas adjacentes, cuja magnitude supera a resistência encontrada nos tecidos ósseos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!