sanaemento basico

7127 palavras 29 páginas
UNIVERSIDADE DE UBERABA

JOSÉ ALVES TIMÓTEO NETO

SANEAMENTO URBANO E DOENÇAS
ASSOCIADAS E MEDIDAS PREVENTIVAS

UBERABA - MG
2013

UNIVERSIDADE DE UBERABA

JOSÉ ALVES TIMÓTEO NETO – 5112651

SANEAMENTO URBANO DOENÇAS
ASSOCIADAS E MEDIDAS PREVENTIVAS
CURITIBA CAPITAL DO PARANA

Trabalho apresentado à Disciplina de Saúde e Segurança e Meio Ambiente, sob orientação do Profº Valter Machado Fonseca. Do curso de Engenharia Civil.

UBERABA - MG
2013
1. INTRODUÇÃO
Diante do atual quadro sanitário do país, e considerando o crescimento desordenado dos grandes centros urbanos, com interferências negativas sobre o meio ambiente, que concorre para a proliferação de inúmeras doenças e a consequente queda da qualidade de vida, o presente trabalho apresenta uma alternativa para esgotamento sanitário em áreas periféricas no município de Curitiba, uma ação simples e economicamente viável do poder público visando a eliminação de focos de contaminação e melhores condições higiênico-sanitárias.
Nesse contexto, o trabalho aborda os diversos fatores que interferem nas condições sanitárias e de saúde.
Inicialmente é apresentada a importância da quantidade e qualidade da água para consumo humano, que aponta para o futuro, períodos de escassez, sendo desperdício de água apontado como um dos principais inimigos a serem combatidos.
A degradação ambiental que contamina os mananciais são criticamente analisados, com ênfase para a malha hidrográfica do Estado do Paraná e principalmente do município de Curitiba, apresentando o lastimável estado de degradação que se encontram as principais Bacias Hidrográficas da capital paranaense, como as do Belém e do Iguaçu, que figura como o principal complexo hídrico do estado.
A relação entre o saneamento e a saúde que ainda é objeto de muito estudo para o completo entendimento dessa relação, é

Relacionados

  • Expulsando os de "Direito" para assentar o que faz "Dinheiro"
    3593 palavras | 15 páginas
  • Noçoes basicas de economia
    6505 palavras | 27 páginas