San’ta Andrea Al Quirinale

Páginas: 2 (470 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Historia da Arte II
San’ta Andrea Al Quirinale
Em 1658 a ordem jesuíta encomendou a Bernini que com o auxílio de Giovanni de' Rossi construisse a Igreja, situada na colina do Quirinale, próxima doPalácio do Quirinale, em Roma. Foi financiada pelo cardeal Camillo Pamphili, ficou pronta em 1670. A Igreja servia como base para introduções dos noviços na ordem.
Alguns estudiosos disseram que aIgrejase dividi em inferior, que representa a esfera terrena, cheia de tristeza e sofrimento, e superior onde existe uma cúlpula iluminada como o ceu.
A planta com forma elíptica da Igreja não é nadade novo para Bernini, que viu esse design na igrja de São Pedro. Sua colocação transversal, com o altar e a entrada opostos no eixo menor, permite chegar rapidamente ao centro, na plenitude doedifício.
A fachada é coroada por um frontão suportado em pilastras coríntias. O pórtico é suportado por um par de colunas Jónicas, semelhante ao regime dos palácios acompanhamento do Monte Capitolono deMichelangelo.
Cúpula nos dá um vislumbre magnífico repleto de esculturas e caixotões dourados ornado por frisos. O arquiteto dividiu a cúpula em dez, uma janela no centro perfura cada seção e traz umapomba que paira na luz dourada representando a paz aguardam os fiéis no céu.
Em seu interior há quatro capelas e quatro nichos, bem como um nicho maior para o altar principal que é iluminado por umafonte oculta de luz, criando um efeito teatral, como era o gosto dos barrocos, foi decorada por Antonio Raggi, como figuras retratam mártires e anjos auxiliando Santo André em sua jornada para o céu.Várias obras de arte decoram as paredes e capelas laterais. Numa das capelas está uma tumba do rei Carlos Emanuel IV de Saboya , e noutra sob o altar encontra-se a urna de bronze e lazulita com ocorpo do Santo Estanislau Kostka um famoso Santo polonês.
A transição entre a Igreja inferior e superior tem lugar em um nicho acima do altar onde se encontra O Martírio de Santo André, de Borgognone,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • sant andrea al quirinale
  • Andrea
  • andrea
  • andrea
  • Andreas
  • Andreas Vesalius
  • Andrea palladio
  • Andrea Palladio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!