Samora Moiseis Machel

3497 palavras 14 páginas
ÍNDICE

1. Juventude
2. Na Frelimo
3. Preparativos para a Independência
4. Continuação; consolidação do poder;
5. A mudança de política de Machel em relação aos Portugueses
6. A presidência
7. Continuação; Morte de Samora Machel
8. Continuação.

Samora Machel Samora Moisés Machel

Juventude
Nasceu a 29 de Setembro de 1933, em Xilembe, província de Gaza, no Sul de Moçambique. O seu avó Maghivelari era um famoso guerreiro, parente de Ngungunhane.
Foi um militar moçambicano, líder revolucionário de inspiração socialista, que liderou a Guerra da Independência de Moçambique e se tornou o seu primeiro presidente após a sua independência, de 1975 a 1986.
Carinhosamente conhecido como «Pai da Nação», morreu quando o avião em que regressava ao Maputo se despenhou em território sul-africano. Em 1975-1976 foi-lhe atribuído o Prémio Lenine da Paz. Filho de um agricultor relativamente abastado, Mandande Moisés Machel, da aldeia de Madragoa (actualmente Chilembene), Samora entrou na escola primária com nove anos, quando o governo colonial português entregou a «educação indígena» à Igreja Católica. Quando terminou a escola primária, o jovem de cerca de 18 anos quis continuar a estudar, mas os padres só lhe permitiam estudar teologia e Samora decidiu ir tentar a vida em Lourenço Marques, actual Maputo. Teve a sorte de encontrar trabalho no Hospital Miguel Bombarda (o principal hospital da cidade) e, em 1952, começou o curso de enfermagem. Em 1956, foi colocado como enfermeiro na ilha da Inhaca, em frente da cidade de Maputo, onde casou com Sorita Tchaicomo, de quem teve quatro filhos: Joscelina, Edelson, Olívia e Ntewane. Samora Machel foi educado como nacionalista e, como estudante, foi sempre um «rebelde» e tomou conhecimento dos importantes acontecimentos que se davam no mundo: a formação da República Popular da China com Mao Tse-Tung, em 1949, a independência do Gana com Kwame

Relacionados

  • Sempre dario
    1576 palavras | 7 páginas
  • Trabalhos
    507 palavras | 3 páginas
  • Percepções dos alunos e professores de Matemática
    16022 palavras | 65 páginas