Salvador Historia da Urbanização

Páginas: 31 (7743 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A urbanização no Brasil e no mundo
O Brasil conhece o fenômeno da urbanização propriamente dita somente em meados do século XX. Até então, a vida urbana resumia-se, na maior parte do País, a funções administrativas voltadas a garantir a ordem e coordenar a produção agrícola.
Após a década de 50, como reflexo da industrialização, os nexos econômicos e o fator urbano tornam-se correlatos.Impõe-se uma nova lógica na organização da sociedade brasileira. As inovações econômicas e sociais são enormes, pois se associam, neste contexto, à revolução demográfica, ao êxodo rural e à integração do território pelos transportes e comunicações. Crescem cidades de todos os tipos e com diferentes níveis funcionais. Tem início o processo de metropolização.
A nova base econômica, pautada na indústria eno urbano, ultrapassa, já em meados da década de 60, a região Sudeste. Consolida-se a formação do mercado nacional e um de seus principais pilares é exatamente a urbanização do território e seu respectivo sistema de cidades. A evolução da taxa de urbanização no Brasil indica a importância e a velocidade das transformações. Em 1950 este índice alcançava 36,16% sobre o total da população do País. Em1970 representava 56,80%, ou seja, mais da metade da população, e em 1990, chega a 77,13%. A população urbana no Brasil, em 1991 - 115.700.000 de habitantes -, se aproximava da população total do País da década anterior - 119.099.000 habitantes em 1980.
Na década de 90 constata-se uma elevação nas taxas de urbanização das diversas regiões do País. O Sudeste, pioneiro do moderno sistema urbanobrasileiro, apresentava, em 1996, um índice em torno de 88%, seguido pelo Centro-oeste, com 81%, o Sul, com 74,1%, o Nordeste, com 60,6%, e, por fim, o Norte, com 57,8%. De modo geral, o fenômeno é significativo e os diferentes índices refletem diferenças qualitativas ligadas à forma e ao conteúdo da urbanização. Tal fato é resultado do impacto da divisão social e territorial do trabalho queocorreu, ao longo deste século, de modo diferenciado no território. No Sudeste e no Sul, o desenvolvimento industrial e o dinamismo dos diversos tipos de trabalho asseguraram uma rede urbana mais complexa.
Com a expansão recente da moderna economia de serviços de apoio à produção surgiu uma nova urbanização, marcada pela demanda e conseqüente aumento exponencial de trabalho intelectual. As cidades detodos os níveis acolhem os novos trabalhos - altamente especializados e qualificados - envolvendo profissionais voltados à inovação tecnológica e à regulação mais eficaz da distribuição e circulação dos produtos. Justamente estas novas demandas do sistema produtivo é que encontram correspondência, por sua vez, em uma maior demanda de urbanização.
Há uma distribuição das funções produtivas entre ascidades. Estas passam a regular, através do trabalho intelectual, não somente a produção urbana, mas também a produção rural. Com a revolução dos transportes e das telecomunicações, paralela às novas formas de crédito e consumo, há maior acessibilidade física e financeira dos indivíduos. A rede urbana tende a diferenciar-se. Aprofunda-se a divisão territorial do trabalho no sistema urbano, entrecidades locais, cidades médias, metrópoles regionais e metrópoles nacionais. Na atualidade, de cada 100 brasileiros, aproximadamente 78 vivem em cidades. Apesar de o ritmo de urbanização estar declinando em nosso país, ainda ocorre transferência de população do meio rural para o meio urbano. Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas, tanto socioculturais comoambientais e econômicos.
os engarrafamentos quilométricos, geradores de fumaça e ruídos que interferem na qualidade de vida;
a volumosa produção de lixo, o que exige espaço para o seu depósito e cuidados ecológicos com o seu manejo;
a carência de áreas verdes para o lazer e o entretenimento das pessoas;
a especulação imobiliária que conduz a ocupações irregulares, muitas delas ocorrendo em áreas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • URBANIZAÇAO SALVADOR
  • Urbanização salvador
  • a história da urbanização
  • história de salvador
  • história de salvador
  • Historia de Salvador
  • História de el salvador
  • Historia da cidade de salvador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!