SALVADOR DAL Maiara Melo

2355 palavras 10 páginas
SALVADOR DALÍ:
VIDA E OBRA
Elica Antunes Devai
Maiara Gabriel de Melo
Profª Adriana de Souza Barro Biasi
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Artes Visuais (0163)_Prática Ed do módulo IV
15/04/15

RESUMO
Reconhecido principalmente por seu trabalho surrealista, foi um dos maiores pintores do século
XX, Salvador Dalí. Conhecido por sua extravagância, algumas pessoas o classificavam de louco, mas ao pintar uma tela era aplaudido. Suas obras possuem mensagens subliminares e ilusões de óticas, imagens peculiares, com excelente qualidade plástica, marcando o movimento surrealista.
Um olhar atencioso em suas obras consegue-se ver muitos detalhes. Trabalhou também com fotos, cinema, poesia, prosa, esculturas. O presente artigo consiste na abordagem da vida e obra de
Salvador Dalí. Os estudos em questão foram fundamentados em pesquisa exploratória em paralelo com a pesquisa bibliográfica.
Palavras Chave: Salvador Dalí; Arte; Surrealismo.

1 INTRODUÇÃO

É importante estudar e conhecer a vida de artistas, voltado para a aprendizagem da arte na formação do acadêmico de Artes Visuais. O presente artigo versa mais especificamente sobre a vida e as obras do pintor espanhol Salvado Dalí, um renomado pintor específico do período, que contribuiu de maneira relevante para o mundo da arte. Verificando as fases por que passou, entende-se a mudança aparente de seus trabalhos em determinadas épocas de suas criações.

A arte se mostra aliada ao homem ao longo da história, desde a pré-história, todas as expressões eram transmitidas através dela. Isso ocorreu em diversos momentos na história da humanidade, no presente artigo, é exposta apenas uma dessas influências, brilhantes trabalhos marcando a sociedade em que vivem.

O surrealismo não foge a esta lei natural, foi um movimento criado em Paris por um grupo de artistas, filósofos e escritores. Teve influência da psicanálise de Freud, seus temas eram a loucura, sonhos, solidão, alucinações, amor, humor. Artista surrealista

Relacionados