Salvação

Páginas: 55 (13615 palavras) Publicado: 23 de abril de 2013
O DESIGNIO DA SALVAÇÃO
A Bíblia nos diz que Cristo é, tanto o “Autor” como o “Consumador” da nossa fé (Hb 12:2), o título “Autor” refere-se a provisão da salvação por Cristo, e, “Consumador” refere-se a aplicação desta salvação. Através da Sua vida imaculada e Sua morte expiadora, Cristo providenciou a Salvação.
A providência salvadora de Cristo tem três alvos específicos:1o) Mostrar ao homem a necessidade de salvação e sua incapacidade de adquiri-la através de seus próprios esforços;
2o) Compreender a graça de Deus como a causa primária da salvação, graça esta que não é usada em méritos humanos;
3o) Tem o objetivo de mostrar porque a encarnação e a morte de Cristo são elementos essenciais para a salvação do homem.


O PECADO DO HOMEM
ABíblia nos ensina claramente que perante Deus todos os homens levam a culpa de seus próprios pecados, sendo assim fomos eliminados da Glória de Deus, e destinados a sofrer as conseqüências de Sua ira, além disso, a Bíblia explica que o homem nada pode fazer para si mesmo, nada pode fazer para merecer a Salvação (Is 59:16).
A Depravação Total: Desde que nasce o homem é inclinado ao pecadopor isso é incapaz de agradar a Deus, “Pecado Adâmico”, notemos alguns versículos que mostram este problema:
“... em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51:5);
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas” (Jr 17:9);
“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum” (Rm 7:18).
Esta natureza pecaminosa do homem é uma herança que nós recebemos deAdão, o pecado de Adão introduziu a morte no mundo e implantou no homem a natureza pecaminosa, colocando assim toda a criação sob o julgamento de “Deus”.
“... estando vós mortos nas vossas ofensas e pecados ... segundo o curso deste mundo ... fazendo a vontade da carne ... éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais” Ef 2:1 – 3).
Esta herança que herdamos de Adão, échamada “depravação total”, esta expressão não significa que o homem seja absolutamente mau, em todas as situações de sua vida, apesar de todas as áreas do seu ser, corpo, alma e espírito estarem afetados pelo pecado “natureza pecaminosa”.
A Culpa do Pecado: A consciência do pecado só se caracteriza na vida do homem através da obra do Espírito Santo no coração do homem, Ele despertará nohomem à consciência da culpa e da própria condenação por causa da incredulidade, Salomão observou que não havia homem algum que não necessitasse da salvação, “Não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (Ec 7:20), no Novo Testamento o Aposto Paulo fez a mesma observação “... Não há um justo, nem um sequer” (Rm 3:10).
Muitas pessoas se consideram justas, simplesmente porquevivam uma vida melhor, mais aceitável do que o seu próximo, isto não passa de uma comparação de padrão humano de julgamento, devemos compreender que Deus não nos avalia comparando-nos com o nosso próximo, mas sim pelo Seu padrão de justiça “... e todas as nossas justiças como trapo de imundícias ... “ (Is 64:6), “... pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23).
Deus tinharevelado ao homem através das Leis um padrão de vida para viverem uma vida justa, porém, homem algum foi capaz de alcança-lo perfeitamente, teoricamente uma pessoa poderia obter através da sua dedicação e obediência à Lei durante sua vida, ninguém, exceto Cristo, foi capaz de guardar toda Lei, a Lei simplesmente mostra ao homem sua incapacidade de salvar-se a si mesmo, uma vez que ele é incapaz deguarda-la, “ E é evidente que, pela lei ,ninguém é justificado diante de Deus” (Gl 3:11).
A Culpa de Adão: Há muito tempo atrás, o erudito Agostinho propôs uma teoria onde afirmava que todos os homens são culpados diante de Deus por causa do pecado cometido por Adão, esta teoria foi mais tarde enfatizada por Calvino, que introduziu na teologia evangélica. Entretanto, é óbvio que tal teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A SALVAÇÃO
  • A SALVAÇÃO
  • Salvação
  • Salvação
  • Salvação
  • Salvação
  • Salvação
  • SALVAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!